Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

DICAS PARA TER A CINTURA FINA!



Reduza o consumo de alimentos de difícil digestão como doces, gorduras e frituras, bebidas gasosas, feijão, leite e queijos. Todos contribuem para o aumento de gases, fermentam, causam prisão de ventre e distendem o abdome.

Faça exercícios sempre, pois essa é uma região propensa a armazenar gorduras. Atividades aeróbicas como caminhada e bicicleta devem ser feitas todos os dias; já os abdominais podem ser feitos em dias alternados. O uso de pesos potencializa o resultado, mas deve ser acompanhado por um profissional.

Caminhar diariamente é a melhor maneira de ficar sem barriga e com cintura fina. Não existe exercício mais completo, fácil e barato para este fim!

Beba no mínimo dois litros de água por dia. A água desintoxica o organismo, liberando toxinas e desincha a barriga e a cintura.

Tome líquidos e alimentos diuréticos: tome chá verde, e coma frutas e verduras como melancia, abacaxi e pepino. Acrescente linhaça a sua alimentação.

Diariamente use modeladores na cintura ou corpetes. Use por algumas horas, para modelar sua cintura.

Não use calças de cós baixo e apertado. Use sempre roupas com a cintura mais alta, para não deformar seu corpo e sempre manter uma boa cintura.

Faça massagem modeladora e drenagem linfática pelo menos duas vezes por semana, e peça a esteticista que modele e afine sua cintura com as mãos.

FONTE

Desinchar a barriga




Não, não se trata de uma solução milagrosa. Para perder definitivamente a gordura localizada na barriga é preciso um período longo de reeducação alimentar e exercícios físicos. Mas o que estamos propondo aqui é desinchar a barriguinha, ou seja, livrá-la de gases, diminuindo o estômago e provocando uma sensação de leveza muito agradável na hora de vestir o biquíni.

Portanto trate de decorar as dicas abaixo e seguir fielmente cada uma delas nos dias que antecedem sua aparição pelas praias (ou piscinas, rios, cachoeiras...).

1. Mastigue devagar os alimentos. Para a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, coordenadora de nutrição da Triathon Academia, essa medida é a mais importante para evitar a dilatação do estômago, e conseqüentemente, o inchaço da barriga. Ao mastigar devagar, o cérebro registra com maior rapidez a sensação de saciedade e você acaba comendo menos.

2. Faça refeições que contenham sempre salada crua (sem molhos gordurosos e ingredientes muito calóricos) + uma porção de carboidrato leve + uma porção de proteína. “Essa combinação de substâncias é bem digerida e também ajuda a evitar o inchaço do estômago”, explica a profissional.

3. Beba muito líquido durante o dia. De preferência água e chás (com exceção dos chás mates).

4. Fracione a dieta. “O ideal é que a pessoa não fique muito tempo sem comer nada. Intervalos de cinco ou seis horas são o máximo que se deve ficar sem se alimentar”, revela Cristiane. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até seis vezes ao dia. Logo, seu dia será dividido em: café da manhã, lanche da manha, almoço, lanche da tarde, jantar e mais um lanchinho, caso você costume dormir tarde. Ah, e descarte a coxinha, os lanches liberados são: frutas, iogurte desnatado ou light, picolé de fruta, um suco...E só.

5. Tire do cardápio alimentos que costumam causar gases. A saber: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha. Comida industrializada – tipo salgadinho Elma Chips – está proibida.

6. Invista nas fibras e nos alimentos naturalmente diuréticos. Alimentos ricos em fibras regulam o intestino, o que é fundamental para desinchar a barriga. Arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardápio. Alimentos diuréticos também ajudam pois diminuem a retenção de água e conseqüentemente o inchaço. Invista em chás, suco de limão, erva doce, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, berinjela, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino e hortelã.

7. Arrume essa postura, menina! Sabia que tem gente que só precisa fazer os alongamentos certos para perder a barriga? Pois é, manter a coluna reta pode ajudar muito você a conseguir a não ter uma barriguinha saliente.

8. Nesses dias pré-biquíni é proibido beber nas refeições.

9. Mexa-se: caminhe, corre ou nade por pelo menos 40 minutos, todos os dias. Não vale fazer corpo mole, é essencial fazer um exercício aeróbico para o organismo funcionar bem e você conseguir desinchar. E acelere no passo, nada de ritmo de passeio, é ginástica! Malhe de preferência antes das refeições, assim o que você comer vai para os músculos e não para a gordura.

10. Você é do tipo que tem sérias dificuldades de ir ao banheiro diariamente, mesmo tendo uma alimentação rica em fibras? Trate então de consultar um médico, só ele pode receitar um tratamento a base de remédios para acabar com esse mal.

Cristiane Ruiz Durante
Crisnutrition@hotmail.com

Fonte: Site Médico
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gergelim é um Alimento Funcional




Funcionalidade e nutrição.

O Gergelim é um excelente coadjuvante na perda de peso. Rico em vitaminas, principalmente do complexo B e vitamina A, minerais como fósforo, ferro, magnésio, selênio, zinco e manganês. Estudos indicam que o gergelim atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele.

As pequeninas e saborosas sementes além de contribuir com a redução de peso, ainda contribuem para uma dieta saudável e equilibrada. As sementinhas, que há séculos são consumidas no Oriente, vêm ganhando status de alimento pra lá de saudável por causa de uma combinação eficiente: funcionalidade e nutrição, características que o colocam como um poderoso aliado aos benefícios da saúde, tanto para quem quer manter a forma física quanto para os que desejam um cardápio equilibrado.

O gergelim também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso, alteração cardiovascular ou em casos de disfunção erétil. A presença de cálcio em sua composição o torna um excelente preventivo do desgaste ósseo (osteoporose). As sementes contêm três vezes mais cálcio do que uma medida comparável de leite.

O gergelim, assim como a soja, são considerados os vegetais mais ricos em lecitina, um componente essencial no tecido nervoso que intervém na função das glândulas sexuais e facilita a dissolução das gorduras, evitando que elas se depositem nas artérias (arteriosclerose). O conteúdo protéico do gergelim também é bastante interessante, já que possui proteínas de alto valor biológico, facilitando a absorção desse nutriente no nosso organismo auxiliando na manutenção da saúde.

O valioso grão de gergelim previne câncer, regulariza o intestino, diminui a acidez do sangue combatendo artrite e reumatismos, fortalece a pele, protege e aumenta a atividade cerebral, retarda o envelhecimento.

Minúsculo e poderoso. É o gergelim que, na humildade de sua leveza – mil grãos não pesam mais que quatro gramas –é utilizado há milênios para proteger o cérebro, fortalecer o coração, embelezar a pele, fortalecer ossos e muito mais. Seu uso, da medicina à cosmética, é uma herança milenar que ainda surpreende.

Um afresco que se encontra no túmulo de Ramsés III, que viveu no século XIII antes de Cristo, mostra egípcios adicionando gergelim à massa do pão.

Esse conhecimento, contudo, não era privilégio exclusivo dos egípcios. Índia, China e Grécia sempre fizeram uso regular do gergelim e esse bom costume perdura na Europa moderna. A Índia e a China detêm 50% da produção mundial, seguidos do Sudão, Etiópia e Bangladesh. Na América do Norte o produto foi introduzido pelos escravos africanos no século XVII.

No Brasil o gergelim (Sesamum indicum L) existe no Nordeste desde o século XVI, trazido pelos portugueses, onde é cultivado para consumo local. No restante do país, as virtudes do gergelim são quase desconhecidas e seu uso pela maioria ainda é pouco mais que enfeite de pãozinho de sanduíche.

Muito além do enfeite culinário, no entanto, o poderoso grão fornece generosamente leite e óleo minerais e oligoelementos. E essas virtudes fazem a diferença na vida de quem o utiliza.
  • Alimento funcional
O óleo da semente é obtido por prensagem a frio das sementes e contém vitaminas A, B e E. É empregado na hidratação e proteção da pele dos raios solares e dentro da medicina ayurvédica e chinesa para aumento da energia vital, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza mucular, regulagem das funções intestinais, além de melhorar a circulação.

É considerado um excelente remédio para problemas do cérebro, como má memória e esquecimento, pois age aumentando os glóbulos vermelhos do sangue o que melhora a oxigenação do cérebro. Possui alto teor em vitamina E, considerada agente rejuvenecedor e retardante do envelhecimento. Também contém aminoácidos que melhoram a transmissão dos impulsos nervosos, diretamente relacionados à boa memória. Com todo essa riqueza, não admira que o gergelim seja também considerado bom afrodisíaco.

O óleo de sésamo é de cor amarelo-claro é rico nas substâncias sesamina, sesamolina e sesamol que possuem capacidades antioxidantes e previnem o câncer. O coração também é protegido pelo ácido graxo ômega 3 que se encontra no óleo.

E isso não é tudo. O poderoso grão fornece leite e óleo, minerais e oligoelementos.
  • Para enriquecer merenda escolar
Os pesquisadores Paulo de Tarso Firmino e Marenilson Batista, da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento defendem o uso de amendoim e gergelim no cardápio da merenda escolar da rede pública na Paraíba. A medida vai “enriquecer a qualidade da merenda escolar”, diz Firmino. Uma sugestão valiosa que poderá ser utilizada com proveito em escolas de todo o Brasil.

“Os teores médios dos componentes encontrados em 100g de grãos de gergelim são umidade 5,4%, 563 calorias, 18,6% de proteína, teor de óleo 49,10%, 21,6g de carboidratos totais, 6,3g de fibras totais, 1160mg de cálcio, 30UI de vitamina A, entre outros elementos” revela o pesquisador.

O gergelim apresenta bom nível de resistência à seca e é de fácil cultivo. É planta anual – perene -, com altura variável de 0,5 a 3 m, caule ereto, com ou sem ramificações.
  • Culinária e saúde
As sementes de gergelim podem ser usadas como tempero em saladas e no arroz. Quando torrado e moído, o grão vira farinha que enriquece refeições e merenda escolar e pode ser utilizada em massas de biscoitos, bolachas, bolos e pães.

A culinária árabe, turca e judaica emprega em abundância o gergelim. O tahine é uma espécie de manteiga árabe feita a partir da farinha da semente de gergelim, tostada e moída e possui grande quantidade de vitaminas, proteínas e cálcio.

Halawi, doce muito apreciado, é uma composição de tahine misturado com mel, açúcar e suco de limão. Prato turco típico é o halvah, mistura de queijo com gergelim torrado e prensado com cobertura de açúcar ou mel. Índia e Japão são outros países onde o grão compõe pratos festejados há milênios.

Gergelim preto faz parte do gersal (gergelim + sal), alimento indicado como ideal para combater acidez do sangue, favorecer a atividade cerebral e fortalecer a pele.

Ao reduzir a acidez, o gergelim combate dores reumáticas, tumores e ácido úrico. O cálcio acalma os nervos, reduz ansiedade, causas e sintomas do estresse.

Na culinária caseira usa-se o grão como tempero e dele é extraída farinha usada como massa para biscoitos, bolachas, bolos, pães e pastas.

As sementes podem ser adicionadas a massas de pães, bolos, muffins e biscoitos. Elas podem ser torradas e salpicadas sobre hortaliças cozidas e refogadas como brócolis e couve-flor e mesmo nas saladas de frutas. Podem ainda ser adicionadas ao molho de salada junto com óleo de gergelim. Alimentos podem igualmente ser empanados com gergelim e dourados em frigideira ou forno.
  • Cautela com as calorias
Apesar de não conter colesterol, 50% da composição do gergelim é gordura, embora insaturada. Aconselha-se consumir com moderação pois 100g da semente têm cerca de 570 calorias. É boa fonte de manganês, cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, zinco e fibras ricas em lignanas que podem ajudar a prevenir o aumento de colesterol. As sementes ainda são ricas em vitaminas A e E e proteínas.

A sesamina, um composto que só é encontrado no gergelim, tem efeitos antioxidantes podendo ajudar a inibir a absorção de colesterol e a sua produção no fígado. As sementes de cor amarelo-pálido e pretas são as mais facilmente encontradas no Brasil.
  • Mais riquezas do gergelim
Juntamente com a soja, é o vegetal mais rico em lecitina, substância essencial para diversas funções do organismo;
Contém gorduras insaturadas que ajudam a diminuir o colesterol;
Proteinas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial);
Vitaminas, especialmente E (tocoferol), B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g);
Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo;
Mucilagens, ao que se deve a ação laxante suave;
Em alguns países, compõe bebida dada a mulheres que amamentam, para que produzam mais leite.


FONTE

dhonela

vida integral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Alimentos que reduzem a barriguinha



O abdômen é recipiente natural de gordura corporal - Essa área é preocupante para a saúde e estética da mulher, que quando se descuida pode criar os famosos ‘pneuzinhos’, gerar problemas orgânicos e atrasar o metabolismo, que se preocupa em queimar o acúmulo de gordura.

Porém, nada está perdido. Além dos exercícios sempre recomendados para melhorar o nosso desempenho corporal, alguns alimentos também são altamente indicados para a eficácia na redução da gordura abdominal.

"Uma alimentação associada ao consumo adequado de fibras (principalmente solúvel) e a atividade física podem ajudar no emagrecimento e na redução de gordura como um todo", afirma a nutricionista Ariane Machado. Ou seja, as fibras solúveis são ótimas destruidoras de gordura em geral e não somente no abdômen, porém, como nos explicou a profissional: "A gordura abdominal tem maior facilidade para responder ao mecanismo das fibras solúveis, refletindo no peso e na diminuição do perímetro dessa área".

Para entendermos como funciona o processo que esses agentes provocam no nosso organismo, a especialista ensina: "As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, são responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e pela redução do colesterol plasmático". E continua: "As mesmas formam uma camada de proteção à mucosa do estômago e do intestino delgado, dificultando absorção de gordura, podendo reduzir o colesterol sanguíneo e os lipídios teciduais."

A nutricionista lembra ainda que as fibras solúveis fornecem a sensação de saciedade. Dessa forma, nos alimentamos menos e consequentemente contribuímos com o emagrecimento. Daí a explicação de que certos alimentos que contêm essas fibras podem reduzir a gordura abdominal e até ajudar a perder alguns quilinhos.

Dra. Ariane nos conta que as fibras solúveis são: B-glucano, pectinas, gomas, mucilagens, psyllium e algumas hemiceluloses. Os alimentos que contêm essa característica e que podemos (e devemos) adicionar à nossa rotina são: aveia, laranja com bagaço, goiaba, maçã, pêra, manga, ameixa, feijão, ervilha, lentinha e couve de Bruxelas.

Está na hora de criarmos o hábito de nos preocuparmos mais com nossa saúde e por que não começar agora? Vai da nossa imaginação inovar no prato do dia. Esses ingredientes podem ser inseridos no cardápio do café da manhã, do almoço, do jantar e em diversas sobremesas. Agora que você já sabe como emagrecer com saúde, aproveite!

As medidas convencionais para deixar a “barriga chapada” muitos de nós já conhecemos, afinal o assunto já vem sido discutido há tempos: beber oito copos de água ao longo do dia, se alimentar a cada três horas, comer fibras insolúveis diariamente (cereais integrais, sementes, cenoura, pepino) e evitar doces, massas e frituras após ás 18h. Se você tem esses hábitos alimentares, ótimo... já é meio caminho andado!

QUE ALIMENTOS PODEM “DIMINUIR” A BARRIGA?

É impossível não mencionar a importância de um funcionamento intestinal regular (no mínimo 1 vez ao dia, sem esforço). E para que isso ocorra é preciso tomar água e ingerir em torno de 25 a 30 gramas de fibras solúveis e insolúveis por dia.

FIBRAS SOLÚVEIS
EFEITO: absorvem água, colaboram com a consistência macia das fezes e aumentam o bolo fecal.
ONDE ENCONTRAR: aveia, leguminosas frescas e secas como feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e soja, frutas frescas –laranja (com bagaço e a parte branca), mamão, pêra, uva, figo, maçã, manga, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana-prata etc; e frutas secas.

FIBRAS INSOLÚVEIS
EFEITO: além de aumentarem o bolo fecal, evitam a reabsorção da água pelo intestino e auxiliam no peristaltismo (movimento intestinal para eliminação das fezes).
ONDE ENCONTRAR: cascas de frutas e cereais integrais, farelo e gérmen de trigo, alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolis, pimentão e outros.

SEMENTES E FRUTOS OLEAGINOSOS
EFEITO: promovem a lubrificação intestinal.
ONDE ENCONTRAR: nozes, avelã, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache, sementes de gergelim, linhaça.

LAXANTES NATURAIS
Ameixa, mamão e tamarindo contêm uma substância laxativa que não é prejudicial ao intestino. Por isso podem ser consumidos regularmente.
O NUTRIENTE QUE TIRA A FOME E A BARRIGA

-FENÓIS: O QUE FAZEM?
Aumentam a queima de energia ao regular as glândulas renais e a tireoide.
ONDE ENCONTRAR? Cereja, damasco, kiwi, maçã, morango.

-LIGNANAS: O QUE FAZEM?
Reduzem o armazenamento de gordura na barriga e no quadril; amenizam a TPM e os sintomas de menopausa; diminuem o risco de  câncer de colo, ovário e mama.
ONDE ENCONTRAR? Castanha de caju, gergelim, óleos, girassol e linhaça.

-LIMONOIDES: O QUE FAZEM?
Aumentam a produção de bílis (que dissolve a gordura); estimulam o fluxo linfático para reduzir a celulite; aumentam a imunidade e diminuem risco de AVC.
ONDE ENCONTRAR? Frutas cítricas, como laranja, limão e mexerica.

-SULFORAFANE: O QUE FAZ?
Ajuda o fígado a queimar gordura; previne o envelhecimento precoce aumenta a libido; reduz o risco de diabetes, de doenças do coração e de câncer.
ONDE ENCONTRAR? Brócolis e vegetais verde-escuros.

-ANTOCIANINAS: O QUE FAZEM?
Aceleram o metabolismo e estimulam a queima de açúcar. Também ajudam na concentração e no fortalecimento da memória.
ONDE ENCONTRAR? Abacate, berinjela, cereja, manga e uva.

-CAROTENOIDES: O QUE FAZEM?
Equilibram as taxas de açúcar no sangue; diminuem e estimulam o uso da gordura armazenada. Melhoram a visão; protegem a pele do sol; aumentam a fertilidade.
ONDE ENCONTRAR? Abóbora, cenoura, melão, melancia e tomate.

-REVERASTROL: O QUE FAZ?
Reduz a gordura da barriga e aumenta a sensação de saciedade. Diminui o colesterol; melhora a circulação; diminui o risco de doenças cardíacas e de AVC.
ONDE ENCONTRAR? Amendoim, uva vermelha e vinho tinto.

-ALICINA: O QUE FAZ?
Auxilia o fígado a queimar gordura; reduz o colesterol ruim; melhora a pressão sanguínea.
ONDE ENCONTRAR? Alho, alho-poró, cebola e cebolinha.
DICAS PARA MODELAR A BARRIGA

Como fazer da alimentação sua aliada na hora de perder a barriga e manter a forma, modelando o corpo.
COMA: Saladas cruas- As fibras das hortaliças ajudam no controle do colesterol e na manutenção do peso adequado, sem acúmulo de gorduras na barriga. Peixes de águas profundas.- Salmão, atum, bacalhau e sardinhas dentre outros são ricos em ômega 3, que protegem de obstruções coronárias e de acúmulo de gorduras no abdômen. BEBA: Vinho tinto – Um cálice de vinho tinto promove uma benéfica vasodilatação, estimulante da libido e do bem-estar geral. Em excesso torna-se nocivo à saúde e à boa forma.

POSTURA CORRETA

Uma postura correta, com contração constante do abdômen é tão importante quanto os exercícios abdominais.

NÃO BEBA ÁGUA NAS REFEIÇÕES

A água tomada junto ás refeições prejudica a digestão. Leva à estagnação dos alimentos no estômago e nos intestinos, com acúmulo de gases e dilatação de alças intestinais. EVITE BEBIDAS GASOSAS, pois aumentam a concentração de gases no tubo digestivo e dilatam a barriga. EVITE CERVEJA E CHOPE, pois dilatam o estômago...

  • Alimentos Mágicos

O que pouca gente sabe é que existem alguns alimentos que funcionam como “mágicos” no quesito reduzir a circunferência abdominal. A especialista explica quais são eles. Confira e deixe a barriga retinha:

Batata Yacon – é uma raiz tuberosa de sabor adocicado (semelhante a pêra e ao melão), que deve ser consumida 100g antes das refeições, crua em cubinhos ou fatiada associada a 200 ml de água.

Propriedades: é rica em oligofrutose, um açúcar não absorvido pelo organismo, de baixo valor calórico. Esse alimento reduz as bactérias patogênicas do intestino, alivia a constipação intestinal, diminui os níveis séricos de glicose, evita a formação de cárie dentária e promove a saciedade plena quando ingerida concomitantemente com água;

Chá de Guarcínia com Oliveira – a Guarcínia contem o ácido hidroxicítrico que age como bloqueador de gorduras e moderador de apetite, por estimular a produção de serotonina. Quando associado às folhas da árvore da azeitona, o valor nutricional do chá quadriplica porque torna-se uma bebida rica em minerais como zinco, magnésio, potássio, fósforo, cobre e selênio, que estimulam o metabolismo a eliminar a gordura, principalmente as viscerais, que encontram-se na região abdominal. Deve-se ingerir no máximo três xícaras por dia, e não utilizar adoçante. Para melhorar o sabor e aumentar o potencial diurético, recomenda-se acrescentar cascas de abacaxi durante o processo de fervura, que deve levar mais de 15 minutos;

Proteína do soro do leite isolada - é uma proteína que contem todos os aminoácidos essenciais em quantidades elevadas e isenta de carboidrato ou gordura, o que a torna altamente digerível, potencializando a síntese de fibras musculares e aumento da massa muscular. Pode ser utilizado como substituto do jantar, porque é altamente sacietogênico, batido com iogurte light e com fruta laxativa, como mamão. A redução das medidas podem ser observadas em apenas sete dias;

Leite fermentado – é uma bebida levemente ácida simbiótica porque apresenta bactérias de ação probiótica e prebiótica no organismo humano. Essas substâncias promovem a manutenção da flora bacteriana, melhorando além do trânsito intestinal, a redução da absorção de gordura e melhoria da imunidade. Deve ser ingerido em jejum pela manhã, juntamente com 200 ml de água. Aguardar 10 minutos para fazer a refeição do desjejum. 
O cardápio ideal para quem quer ter uma barriga chapada...

Desjejum: 1 copo de água + 1 unidade de leite fermentado com lactobacillus

Café-da-manhã: 1 copo de suco de laranja sem coar + 1 xícara de chá de oliveira com garcínia + 1 fatia de pão de forma integral com queijo tipo cottage light + 1/2 mamão papaia com 1 c. de café de mel

Colação: 1 iogurte light ou com lactobacillus 0% de gordura

Almoço: 100g de Batata Yacon + 1 copo de limonada sem açúcar; 1 prato fundo de vegetais folhosos verdes crús + 2 c. de sopa de cenoura crua ralada + 2 tomates cerejas + 1 c. de chá de azeite extra-virgem para temperar + 1 c. de chá de vinagre de maçã para temperar. 1 filé (200g) de frango, peixe, ou boi, grelhado, assado ou cozido, temperado com alho e cebola. 2 c. de sopa de arroz integral ou legume cozido / refogado / purê; 2 c. de sopa de feijão vermelho; 4 uvas roxas de sobremesa.

NÃO INGERIR LIQUIDOS DURANTE ESSA REFEIÇÃO

Lanche: 1 xícara de chá de oliveira com garcínia com pedaços de casca de abacaxi; 3 castanhas-do-Pará
3 damascos secos ou 3 ameixas pretas secas

Jantar: 100g de batata yacon + 200ml de água; 1 copo de iogurte light batido com 2 c. de sopa de Proteína de soro de leite isolada + 1 banana d´água + 1 c. de sobremesa de aveia em flocos grossos

Ceia: 1 maçã com casca
FONTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...