Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Receitas Sucos de Legumes e Verduras


Altamente nutritivos, diuréticos, dietéticos e fáceis de fazer, os sucos de legumes e verduras podem ser opção para que você libere sua criatividade e faça deliciosos sucos.
Para faze-lós, conheça alguns truques, simples e práticos:
  • Como os sucos de verdura(alface, espinafre, agrião) não são muito saborosos, embora sejam altamente nutritivos, misture com suco de cenoura, tomate, laranja ou chá de hortelã fresca gelado.
  • Suco de tomate pode ser saboreado temperado (com sal, limão, pimenta-do-reino e molho inglês) ou apenas com limão enfeitado com folhas de hortelã.
  • Tomate batido no liquidificador com água e açúcar( e depois coado) é apreciado pelas crianças.
  • Suco de cenoura se toma puro ou misturado com laranja.
  • Suco de salsão pode ser misturado com tomate ou cenoura.
  • Suco de beterraba vai bem com abacaxi fresco ou em calda.
  • Pepino dá um bom suco se misturado com tomate ou cenoura.
Agora algumas Receitas, aproveite!
Suco de Couve, Limão e Hortelã
Ingredientes:
  1. 1 folha de couve
  2. 1 galho de hortelã
  3. 1/2 limão médio espremido
  4. 500ml de água mineral
  5. Adoce á gosto.
Modo de Preparar
  • Lavar bem a folha de couve e as folhas de hortelã.
  • Espremer o limão
  • Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e acrescentar gelo se for se sua preferência, servir.
Suco de Cenoura, Alface e Maça
Ingredientes:
  1. 2 cenouras (330g)
  2. 1/3 de alface americana (150g)
  3. 3 maças
  4. Adoce á gosto.
Modo de Preparar
  • Coloque na centrífuga a alface, as cenouras e as maças nesta ordem, para conseguir melhor aproveitamento. Depois é só servir.
  • Este suco é rico em vitamina C e betacaroteno, que atua como antioxidante, desacelerando o processo do envelhecimento.
Suco de Agrião com Abacaxi
Ingredientes:
  1. 4 galhos de agrião com talos
  2. 1 maça com casca
  3. 6 fatias médias de abacaxi
  4. 4 copos de água mineral
  5. Adoce à gosto
Modo de Preparar
  • Lavar bem o agrião e a maça
  • Descascar o abacaxi
  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bater bem.
  • Coar se preferir, adoce e sirva.
Fonte: http://1001dicasesolucoes.blogspot.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Suco verde – Suco de luz do sol


Você deve estar se perguntando, como que se faz suco de luz do sol?! Mas não é nada disso, ninguém vai pegar os raios de sol e transformá-los em suco, pelo menos não no sentido literal da palavra. Suco de luz do sol é o nome dado a um suco muito especial, que desintoxica e nutre o organismo, e já mudou a vida de muitas pessoas ao redor do mundo, mas principalmente aqui no Brasil, já que foi desenvolvido pela professora Ana Branco, da PUC-RJ.

O QUE É O SUCO ?

Esse suco é feito a partir de vegetais, folhas, hortaliças e sementes germinadas de girassol, por isso seu nome, já que o girassol é a planta que mais absorve a luz solar, e suas sementes são cheinhas dessa luz! Como ele é feito com folhas, possui clorofila, e a clorofila é um elemento que tem acesso muito rápido a nossa corrente sanguínea, favorecendo a alcalinização do sangue, o que por sua vez nos deixa livres de doenças e promove a saúde.
A clorofila
A clorofila aumenta o sistema imunológico, tem influências benéficas sobre o metabolismo, a respiração, a ação hormonal e na nutrição. Além disso ela aumenta as células vermelhas do sangue, evitando a anemia, fornece ferro, desintoxica o organismo, purifica o fígado, reduz a taxa de açúcar no sangue, combate inflamações das amídalas, revitaliza o sistema vascular, elimina odores do corpo, entre outros fantásticos benefícios.
O que vai?
O suco de luz do sol é feito basicamente de raízes, legumes, folhas verdes, sementes de girassol gerninadas e maçã para adoçar. É importante que a única fruta que pode ser usada é a maçã, pois é a única fruta que combina com as folhas. Também pode ser usado o suco de meio limão, para potencializar a absorção dos nutrientes dos outros ingredientes. Não vai nem açúcar, nem adoçante, nem mel ou qualquer outro tipo de adoçante, e garanto, é uma delícia!
ReCeita básica
O suco de luz do sol deve ter obrigatoriamente uma raíz como cenoura, beterraba ou inhame, um legume como pepino, abóbora ou chuchu, folhas verdes como couve manteiga, acelga, espinafre, alface, almeirão, etc, várias maçãs (é a maçã que vai deixar o suco doce, no começo é preciso colocar várias maçãs para se adaptar com gosto do suco), sementes de girassol germinadas (podem ser com ou sem casca, aprenda a germinar no artigo Já ouviu falar de sementes germinadas?), e o suco de um limão para potencializar a alcalinização do sangue e a absorção dos nutrientes. É permitido também colocar ervas aromáticas como hortelã, menta, capim limão e folhas de árvores frutíferas como maracujá e pitanga. Também pode-se substituir as folhas verdes pelas folhas da cenoura, beterraba ou do brócolis e da couve flor.
O que é preciso para fazer o suco?
Além dos ingredientes maduros e saborosos, é preciso um liquidificador e uma panela furada, que é um coador de voal, ou um coador de tecido. No suco de luz do sol não vai água, apenas é extraído o néctar dos ingredientes, a água estruturada que eles possuem.
Como fazer
O suco de luz do sol deve ter planejamento para ser feito. Ou seja, no dia anterior é preciso colocar as sementes para germinar, caso seja as pepitas de girassol, se for o girassol com casca, deve ser colocados de molho dois dias antes de fazer o suco. Eu coloco as sementes na água num dia de meio dia, tiro a noite, e molho de 8 em 8 horas até o dia de fazer o suco, ou seja, começo o processo no domingo para ter as sementes germinadas na terça de manhã. Use meia xícara de pepitas ou uma xícara de girassol com casca.
Comece lavando os ingredientes que são utilizados com a casca, como a maçã (duas a três) e o pepino (um), e as folhas (duas de couve manteiga, ou o equivalente das outras). Descasque e pique os outros como a cenoura (uma), o inhame (um grande ou dois pequenos) ou a beterraba (uma pequena ou meia grande). Pique a maçã e coloque no liquidificador. Use o pepino ou a cenoura como socador para extrair o suco dos vegetais, já que não vai água. O suco é feito com o liquidificador aberto. Depois que virar uma pasta, coloque as folhas, as sementes, as ervas aromáticas (opcional) e o suco do limão. Não se assuste, pois mais parece uma papa do que um suco, mas é assim mesmo. Deixe bater por mais um tempo e desligue, coloque a panela furada em uma bacia e coe o suco, agora sim, tem um suco que tem todos os nutrientes necessários para desintoxicar e nutrir seu organismo!
Lembre-se que no caso é escohido um ingrediente de cada citado acima, o bom disso é que é sempre possível variar os ingredientes.
Quando tomar
Como o suco é livre de fibras, ele é perfeito para ser tomado pela manhã em jejum. Só faça sua refeição matinal depois de 20 minutos que tomar o suco. Não esqueça que o suco deve ser tomado imediatamente após ficar pronto, pois ele oxida rapidamente e perde suas propriedades nutritivas. Propriedades essas que serão rapidamente absorvidas pelo organismo.
Se quiser tomar o suco em qualquer outro horário também é possível. Mas aí ele agirá apenas fortalecendo o sistema imunológico, e não desintoxicando. É ideal para pessoas doentes e que precisam fortalecer a imunidade.
O suco emagrece?
O suco por si só não emagrece, mas como ele desintoxica e nutre, você acabará emagrecendo, já que não sentirá mais necessidade de comer porcarias, e na verdade não sentirá fome em horas erradas. É incrível como funciona! Você se sentirá mais nutrido, mais saudável e com muito mais energia.
Por ser livre de fibras, que são necessárias para o bom funcionamento do organismo, ele não substitui refeições, então ele deve ser apenas acrescentado, e não se preocupe, ele não engorda e só faz bem.
Sem desculpas para não tomar o suco
Depois de ler tudo isso você deve estar pensando: “Isso não é para mim”. Pois parece que é difícil de fazer, demorado ou qualquer coisa assim. Não se preocupe, depois que você pega o jeito não vai mais viver sem. Ele não demora, cerca de 10 minutos ele está pronto, os ingredientes não são difíceis de encontrar, não acha pepitas de girassol em sua cidade? Não tem problema, pode comprar as sementes inteiras nas casas que vendem comida para passarinho (tem passarinho na sua cidade não tem?), só não esqueça de lavá-las e escolhê-las antes.
Acha que não vai conseguir tomar por causa do gosto das folhas? Engano seu: o suco é docinho e garanto, delicioso! O problema é porque o suco é verde? Não tem problema, use a beterraba no lugar da cenoura ou do inhame que ele fica cor de rosa, muito apetitoso!
Não sabe germinar as sementes? Se não deu certo da primeira vez, jogue fora e comece de novo, eu mesma tive que jogar fora alguns tantos de girassol até acertar, recomendo que comece com as pepitas, essas não tem erro: 4 horas dentro da água mais 4 fora, estão prontas!

Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/suco-de-luz-do-sol-ja-fez-o-seu-hoje/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sementes germinadas 2


Você já ouviu falar das sementes germinadas? Elas são sementes comuns, mas que passam pelo processo de germinação, ou seja, é preciso deixar elas ‘acordarem’ na água por algumas horas e depois esperar que elas comecem a germinar, ou seja, a formar brotinhos, aí elas estão prontas para o consumo.
Qual a vantagem dos germinados ?
Por incrível que pareça, a semente na fase de gérmen possui muito mais nutrientes do que a semente ‘adormecida’, e muito mais do que a própria planta e frutos que ela irá gerar! Ela contém muito mais benefícios nutritivos e energéticos! Por exemplo, no caso da semente de trigo, que praticamente contém pouquíssima vitamina C, mas quando germinada passa a ter 600% a mais dessa vitamina!
Além disso, as sementes neste estado são muito mais digeríveis do que o grão normal.  São ricas em vitaminas A, C, do complexo B e E, em ferro, muitas enzimas e proteínas. As proteínas já são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples, as gorduras em ácidos graxos, tudo isso já no gérmen, fazendo com que a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo seja muito mais fácil!
Em dietas vegetarianas, as proteínas dos germinados substituem as proteínas animais.
Quais sementes podem ser germinadas ?
Praticamente todas as sementes podem ser germinadas, o que acontece é que algumas vão ter o broto, ou o ‘narizinho’ vai sair para fora da semente, e outras não, como no caso da linhaça e das castanhas e nozes. Sim! Castanhas e nozes podem ser germinadas!
Castanhas, nozes, linhaça, girassol, trigo, arroz, quinoa, gergelim, feijão azuki são apenas alguns exemplos de sementes que podem ser germinadas. Vale observar que o tempo que cada uma demora é diferente.
Qual semente mesmo que eu germine ainda não é possível de comer?
Brotos Feijão indiano
Brotos Feijão indiano
Feijão
Ainda fica muitos aucalóides que tornam ela tóxica. É possível o consumo, mas não é recomendado fazer uso diário.
Arroz
Muito dura para ser consuida crua, porém pode fazer leite (iremos explicar em uma outra aula)

Milho
Ainda fica muito dura, use para plantar e fazer grama para suco, tem um sabor menos forte que a grama de trigo. (Milho verde não germina se come assim como está, nem precisa cozinhar, é perfeito para misturar com farinha de linhaça e usar no preparo de panquecas)
Existem alguns experimentos científicos que comprovam uma melhora na produção de leite de animais que foram alimentados com sementes germinadas.
Milho de pipoca
Muito duro para ser consumido crú, utilize para plantar gramas (iremos explicar em outra aula)
a grande verdade que a humanidade basicamente só se alimentar destes grão, então não se preocupe em não poder comê-los pois geralmente são as sementes que sempre sofrem o problema de excesso de agrotóxicos pois são as que são plantadas em grandes escalas e também a questão dos transgênicos pois são as mais comercialmente exploradas.
Com o processo de germinar você irá conhecer tantas outras sementes muito mais nutriticas e não tanto exploradas que não irá sentir falta delas.
Mesmo que só seja possível comer estas sementes cozidas recomenda-se germiná-las para melhor seu poder nutritivo e digestivo.
Germinar as sementes que você irá cozinhar irá tornar o provesso de cozer mais rápido, sendo ssim mais ecológico e ecômico.
Mais nutritivo pois o processo de germinação potencializa alguns nutrientes.
Mais digestivo, pois este processo elimina os chamatos fitatos, que são toxinas naturais que agridem nossa flora intestinal.
Qual semente não germina?
Se estão vivas, todas as sementes germinam, porém não são todas que apresentam raiz primária como é normal. As castanhas e os arrozes, por exemplo, não apresentam esta propriedade.
Uma regra básica que funciona para quase todas as sementes é:
Todas as sementes tem casca no seu estado natural:
Sementes que não estão com sua casca ou pele irá germinar.
As sementes que perderam sua pele por um processo mecânico como as nozes e os arrozes, não irão germinar.
Como fazer a germinação?
Para 80% das sementes:
Imergi-las por 8 horas em água
Escorrer por uma peneira, ou em vidro com um filó
Lavar, (aproximadamente 5 segundos)
Voltar a imergir por mais 8h. (esta é a segunda vez que você faz isso)
Lavar, (aproximadamente 5 segundos) novamente, (esta é a segunda vez que você faz isso)
Pronto para usar!
Fontes: http://www.alimentacao-saudavel.com/ | http://comidaecologica.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sucoterapia


Todos sabem que devemos incluir várias porções de frutas, legumes e verduras diariamente em nossa alimentação, isso porque são esses tipos de alimentos que proporcionam todas as vitaminas, minerais, fibras, enzimas, antioxidantes e água de que precisamos. Agora, o problema é que a maioria das pessoas não consome as 5 porções diárias de verduras e nem as 4 porções de frutas recomendadas pela pirâmide alimentar, mas então, como mudar essa situação?
A sucoterapia
Pense bem, o que é mais fácil: ingerir três folhas de couve, uma cenoura, duas maçãs e um pepino, ou tomar um suco delicioso com todos esses vegetais? Posso te garantir que em um suco é bem mais fácil de consumir diversas frutas e verduras do que in natura, e ainda melhor: é divertido, delicioso e você vai gastar muito menos tempo no preparo, além de saborear um verdadeiro néctar dos deuses!
A sucoterapia nada mais é do que o preparo e consumo de sucos feitos a partir de vegetais crus, sendo uma verdadeira terapia intensiva para a prevenção e cura de doenças, aumento do sistema imunológico, regulação dos instetinos e de todos os sistemas excretores do corpo, sem dar ao corpo o trabalho de realizar adigestão dos alimentos inteiros, pois no suco estão apenas os nutrientes que serão diretamente absorvidos pelo organismo, fazendo a desintoxicação e a nutrição do sangue, células e tecidos.
Os sucos devem ser feitos com verduras e frutas da estação, sem adição de açúcar e consumidos imediatamente após o seu preparo, principalmente em jejum, que será o suco desintoxicante, fazendo seu dia começar com mais energia e sem toxinas que atrapalham a absorção dos nutrientes dos outros alimentos que você vai ingerir durante o dia.
Como preparar os sucos ?
O ideal é que os sucos sejam feitos sem adição de água, podendo ser feitos no liquidificador ou na centrífuga, no caso de usar o liquidificador será necessário coar o suco antes de beber.
Não deve ser adicionado açúcar e nenhum tipo de adoçante nos sucos, nem mel ou açúcar mascavo. Se você acha que não vai conseguir tomar os sucos por causa disso, está muito enganado: basta adicionar quantas maçãs forem necessárias que o suco ficará doce naturalmente, a maçã é uma fruta que pode e deve ser adicionada em todos os sucos que você fizer.
Quando consumir
O primeiro suco do dia deve ser consumido de manhã em jejum, é esse suco que vai desintoxicar seu organismo. Se preferir pode tomar apenas esse suco durante o dia. Mas, se seu sistema imunológico estiver comprometido, está passando por situações de stress ou está doente, o ideal é que consuma pelo menos três sucos ao dia, o primeiro em jejum, outro antes do almoço e o último a tarde, antes do jantar ou da última refeição. Todos coados com uma panela furada, que é um quadrado de um tecido fino chamado voal costurado nas extremidades com um elástico, ficando como uma touca, que não deixará passar as fibras, apenas os nutrientes do suco.
Os sucos tomados durante o dia são para aumentar o sistema imunológico e nutrir as células e tecidos do corpo. Por isso que são recomendados para convalescentes.
Além disso, o consumo regular dos sucos faz com que você sinta menos fome, ajudando a chegar no seu peso ideal. Sim, tomar os sucos emagrece! E não é preciso substituir as refeições pelos sucos, de maneira nenhuma! Ao ingerir os sucos e ir desintoxicando seu organismo, você vai emagrecer naturalmente e, o mais importante: vai restabelecer a sua saúde!
Quais os ingredientes dos sucos?
Isso vai da sua imaginação, é possível fazer sucos com frutas, frutas e legumes, frutas e verduras, frutas e raízes, o que estiver disponível em casa, mas um ingrediente deve ser sempre incluído: o limão. Os germinados, que são sementes germinadas, como girassol, linhaça, trigo, etc, devem ser incluídos nos sucos também, mas esse será assunto de outro post.
É o limão que irá ajudar na absorção e fixação dos nutrientes dos outros ingredientes pelo organismo, além, é claro, de ser alcalinizante, regenerar os tecidos, ser um antibiótico natural, combater fermentações e gases, combater e previnir dezenas de doenças e ser desintoxicante! Ele não pode faltar no seu suco.
Um suco básico pode ser feito com 2  laranjas, 1 maçã e um pedacinho de gengibre. Outro muito saboroso é feito com manga e maracujá. Mais um pode ser feito com cenoura, maçã e laranja. São inúmeras as combinações. Na nossa newsletter ensinamos a fazer alguns deles.
Não esqueça do limão,  e a maçã, que irá adoçar, deve ser usada com a casca, porém sem as sementes.

Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/sucoterapia-mude-sua-vida/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sementes germinadas


O processo de germinar as sementes é muito simples, porém, dependendo da semente, pode ser demorado. Aqui vou explicar como germinar as sementes de girassol, tanto sem quanto com casca. Mas é possível encontrar referências sobre outras sementes em diversos livros e sites da internet.
  • primeiro passo é lavar e escolher as sementes, não faça muito de cada vez, somente o que vai ser consumido, pois elas estragam muito rápido depois de pronta. Cerca de duas a três colheres de sopa são o suficiente.
  • O segundo passo é deixar a semente de molho em um vidro durante a noite, as pepitas necessitam apenas 4 horas,  por isso é possível fazer no entardecer e deixar de molho até a noite, se quiser os germinados para o outro dia, já girassol em semente leva oito horas de molho. Se passar disso vai fermentar e você perderá suas sementes.
  • O terceiro passo é enxaguar em água corrente e deixar mais o tempo necessário para iniciar a germinação sobre uma peneira. Isso também varia de semente para semente, sendo que para as pepitas de girassol são apenas mais quatro horas, pelo menos, e o girassol com casca mais pelo menos 36 horas. Para você saber se estão prontas, veja se o tamanho do ‘narizinho’ da semente é ainda menor que a semente em si, se passar disso, além de ser mais fácil de aparecerem fungos, as propriedades nutritivas já não são as mesmas. Atente para o aparecimento de fungos, se ver que as sementes mofaram jogue fora!
  • O quarto passo é intercalado com o terceiro, sendo necessário enxaguar com água corrente as sementes na peneira de manhã e  a noite, não enxágue mais do que isso porque elas mofam mais fácil, nem menos, porque elas secam e demoram mais para germinar. As pepitas, como o tempo de aeração é curto, não precisam.
Existem outras sementes que são imersas por menos tempo?
SIM!
brotos de quinoa
Exemplo: Quinoa
O tempo de imersão necessário é 2 horas.
Escorrer por uma peneira, ou em vidro com um filó (ver foto)
Molhar rapidamente, (aproximadamente 5 segundos) depois de ter passado mais 2 horas.
Deixar escorrendo em uma peneira, ou em um vidro com um filó (ver foto)
Após repetir o ato por mais uma vez, as sementes estarão próprias para o consumo.
Para sementes que precisam de tempo maior que 8 horas:
ExemplosLentilha, alfafa, trigo
Imergi-las por 8 horas em água
Escorrer por uma peneira, ou em vidro com um filó (ver foto)
Molhar rapidamente, (aproximadamente 5 segundos) depois de ter passado mais 8 horas.
Após repetir o ato por mais três vezes, as sementes estarão próprias para o consumo.
Minhas sementes estão ficando mofadas!
Nestas  hipóteses:
1.Estão velhas e por isso algumas sementes entram em decomposição;
2.Ficaram por mais de 8 horas dentro d`água;
3.Ficaram por menos que 4 horas dentro d água;
4.São sementes que sofreram irradiação e estão mortas;
5.Não foram corretamente escorridas, ou estão armazenadas em ambiente úmido.
Acabei de germinar as sementes, mas elas apresentam um cheiro desagradável parecido com podridão.
O que fazer?
1.Lavar muito bem com água corrente;
2.Cheirar novamente;
3.Continua desagradável. Jogar na compostagem ou no lixo e reiniciar o processo prestando muita atenção aos horários;
4.Repetiu o processo. Trocar de semente ou não comprar mais desta marca ou loja;
5.Se o problema persistir, não germinar mais esta semente nesta época do ano;
Caso haja maiores dúvidas, envie-nos um e-mail comentando sobre a semente para ajudarmos a descobrir o que pode estar acontecendo.
Posso guardar na geladeira?
Comida ecológica trabalha com 5 pilares:
Cru – Integral – Fresco – Orgânico – Maduro
Geladeira torna os alimentos velhos. Usar somente em último caso.
O que preciso para Germinar usando o prato?
Material: Prato – Copo – Sementes:
Apenas sementes grandes tipo, soja, castanhas, castanho do pará, lentilha, feijao mugi ou azuqui, etc…
Modo de preparo:
1- Colocar de molho a semente a ser germinada
2- Passadas 8 horas escorrer toda a água, usando os dedos como peneira.
3- Colocar as sementes em um prato e cobrir com outro prato, de preferência dois de mesmo tamanho. Ex: Pratos lisos nas bordas e sem relevos. Pratos de sopa são ideais.
4- Depois de um dia e meio as sementes estarão prontas para consumo.
Atenção:
Lavar as sementes somente no momento de serem consumidas. Este sistema permite uma humidade perfeita para o crescimento contínuo e acelerado pois utiliza o próprio calor exalado pelas sementes para  aquecer o sistema.
Dicas:
Pode também colcocar uma folha de papel toalha no fundo e depois as sementes por cima, no caso das sementes forem muito pequenas, como alfafa.
Este sistema é o ideal para alfafa, desde que seja colocado um pano em baixo das sementes, dentro do prato.
Sistema Peneira
Coloque a semente de molho (olhe a tabela de tempo de germinação)
Quando for tirar na água, despege em cima de uma peneira destas de leite ou maiores de acordo com a quantidade de sementes.
Sementes que devem seguir estes processo:
Linhaça e trigo sarraceno pois produzem uma líquido espesso que impossibilita de utilizar os processos anteriores.

Problemas que podem ocorrer:
1)Deixar tempo demais na água
Como saber se isto aconteceu?  Se tem bolhas na superfície da água.
Como solucionar?
Somente provando, esperimente a semente  8horas depois, se tem gosto ruim e cheiro ruim é porque morreu. Porém antes de provar, lave pois o líquido que fica em volta das sementes pode te enganar.
Esquecer de lavar as sementes depois de 4 horas  que tirou da água
Como saber se isto aconteceu?
Se é um asementes que vai ter rabinho, você irá notar que os rabinhos ficaram amarelados com cara de podre.
Como solucionar?
Somente provando, esperimente a semente, se tem gosto ruim e cheiro ruim é porque morreu. Cuidado, pois se você mora em um clima seco esta sementes pode ter secado muito e não ter gosto forte, porém pode estar cheia de bactérias. Em caso de dúvida não coma, mesmo que não tenha um gosto muito forte.
Quanto tempo eu deveria deixar germinando?
Confira a tabela abaixo:
Estas informações será aplicadas para uma temperatura de 25ºC e a uma humadade relativa do ar entre 50% a 60% um dia de primavera.
Atenção: O clima irá alterar somente o tempo fora água.
-Para as cidade muito abafadas ou em dias de verão em cidade litorâneas, o tempo fora do ar cai pela metade.
-Para casas com aquecimento em lugares muito frio o tempo fora dágua deve ser reduzidos em 1/3. Ou seja ao invés de 6 horas 4horas por exemplo.
-Para cidades frias dobrar o tempo de fora água deve ser aumentado.
Quando vou saber a hora de comer?
Algumas dicas visuais que podem ajudar
Lentilha (passou da hora de consumir)
Quando começa a aparecer manchas marrons siginifica que já passou, estes marcas significam, bactérias. Não é isso que você quer colocar no seu corpo é? Tudo bem que temos 100.000.000.000 delas, mas são específicas, invasoras fazem com que nosso corpo gaste muita energia para se defender do ataque. Quando há formação de bactérias nos brotos, se torna um problema difícil de solucionar pois elas estão dentro do corpo do boto, ou seja, lavar não adianta, por isto devemos estar bastante atentos as este detalhe no processo de germinação.
Feijão ou soja (tamanho perfeito para consumo)
O feijão verde não é muito digestivo, então não como muito.
Trigo (passou da hora)
Uma regra geral que pode ajudar muito é que quando aparece as folhinhas já não serve mais, ou melhor,  o risco que já passou é grande. Com excessão da alfafa.
Hemp, canhamo ou maconha.
Sim eu sei, parece estranho, mas o fato que de tão amada esta semente sofreu tantos estudos que descobriram que tem todos os òleos que nosso cérebro precisa, estudo nutricionais dizem que o leite feito desta semente é quase comparado com o leite materno.
O peixe é altamente impactante ao sistema de digestão humano. A desculpa de comer peixe é que tem omega três e ômega seis e nove é pura mentira de uma industria milionária. A linhaça tem mais e em melhor qualidade. A semente de hemp, tem todos os óleos essênciais que nosso cêrebro precisa. Outra mentira em relação aos peixes é que eles óleos são altamente voláteis ou seja, peixe congelado, frito, assado, não tem quase mais nenhum destes óleos.
Como usar
Quando suas sementes estiverem prontas pode usá-las junto com saladas, arroz, maionese, leite de sementes e principalmente nos sucos, num post passado falei sobre sucoterapia e disse que os germinados eram parte importantíssima das receitas, eis aqui o porquê.
Existem centenas de receitas em que podem ser utilizadas as sementes germinadas, que além de gostosas saciam a fome, e nutrem o corpo com muita facilidade, ideal para quem precisa turbinar o sistema imunológico. Uma delas é o cuscuz de sementes, ele é feito de sementes germinadas de amêndoas e girassol, fica uma delícia!
Algumas dicas
  • Primeiramente, não desita. Se não conseguir germinar da primeira vez tente de novo, até pegar o jeito. Como eu expliquei acima, estou começando pelas sementes de girassol, que é o principal ingrediente do suco de luz do sol (já ouviu falar? vou apresentar nos próximos posts), e já consegui ‘pegar o jeito’, mas foram várias sementes jogadas fora. As pepitas são mais rápidas e mais fáceis de fazer germinar. Comece por elas!
  • Se for germinar a semente de linhaça, não se assute: ela via uma gosma mesmo, e para usá-la não é preciso enxaguar. Atente para consumir no máximo duas colheres de sopa dessa semente por dia.
  • É muito fácil mofar as sementes, por isso não enxágue muitas vezes no dia e deixe-as em um lugar com luz solar, porém não diretamente ao sol.
  • As castanhas e nozes não brotam, e precisam apenas ser deixadas de molho, assim como a linhaça, que fica de molho apenas quatro horas. As castanhas variam entre quatro e seis horas, dependendo do tipo.
  • Dependendo da semente, da época do ano, e do lugar onde forem compradas elas podem demorar mais ou menos tempo para germinar.

Fontes: http://www.alimentacao-saudavel.com/ | http://comidaecologica.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...