O processo de germinar as sementes é muito simples, porém, dependendo da semente, pode ser demorado. Aqui vou explicar como germinar as sementes de girassol, tanto sem quanto com casca. Mas é possível encontrar referências sobre outras sementes em diversos livros e sites da internet.

- O primeiro passo é lavar e escolher as sementes, não faça muito de cada vez, somente o que vai ser consumido, pois elas estragam muito rápido depois de pronta. Cerca de duas a três colheres de sopa são o suficiente.
- O segundo passo é deixar a semente de molho em um vidro durante a noite, as pepitas necessitam apenas 4 horas, por isso é possível fazer no entardecer e deixar de molho até a noite, se quiser os germinados para o outro dia, já girassol em semente leva oito horas de molho. Se passar disso vai fermentar e você perderá suas sementes.
- O terceiro passo é enxaguar em água corrente e deixar mais o tempo necessário para iniciar a germinação sobre uma peneira. Isso também varia de semente para semente, sendo que para as pepitas de girassol são apenas mais quatro horas, pelo menos, e o girassol com casca mais pelo menos 36 horas. Para você saber se estão prontas, veja se o tamanho do ‘narizinho’ da semente é ainda menor que a semente em si, se passar disso, além de ser mais fácil de aparecerem fungos, as propriedades nutritivas já não são as mesmas. Atente para o aparecimento de fungos, se ver que as sementes mofaram jogue fora!
- O quarto passo é intercalado com o terceiro, sendo necessário enxaguar com água corrente as sementes na peneira de manhã e a noite, não enxágue mais do que isso porque elas mofam mais fácil, nem menos, porque elas secam e demoram mais para germinar. As pepitas, como o tempo de aeração é curto, não precisam.
Existem outras sementes que são imersas por menos tempo?
SIM!

brotos de quinoa
Exemplo: Quinoa
O tempo de imersão necessário é 2 horas.
Escorrer por uma peneira, ou em vidro com um filó (ver foto)
Molhar rapidamente, (aproximadamente 5 segundos) depois de ter passado mais 2 horas.
Deixar escorrendo em uma peneira, ou em um vidro com um filó (ver foto)
Após repetir o ato por mais uma vez, as sementes estarão próprias para o consumo.
Para sementes que precisam de tempo maior que 8 horas:
Exemplos: Lentilha, alfafa, trigo
Imergi-las por 8 horas em água
Escorrer por uma peneira, ou em vidro com um filó (ver foto)
Molhar rapidamente, (aproximadamente 5 segundos) depois de ter passado mais 8 horas.
Após repetir o ato por mais três vezes, as sementes estarão próprias para o consumo.
Minhas sementes estão ficando mofadas!
Nestas hipóteses:
1.Estão velhas e por isso algumas sementes entram em decomposição;
2.Ficaram por mais de 8 horas dentro d`água;
3.Ficaram por menos que 4 horas dentro d água;
4.São sementes que sofreram irradiação e estão mortas;
5.Não foram corretamente escorridas, ou estão armazenadas em ambiente úmido.
Acabei de germinar as sementes, mas elas apresentam um cheiro desagradável parecido com podridão.
O que fazer?
1.Lavar muito bem com água corrente;
2.Cheirar novamente;
3.Continua desagradável. Jogar na compostagem ou no lixo e reiniciar o processo prestando muita atenção aos horários;
4.Repetiu o processo. Trocar de semente ou não comprar mais desta marca ou loja;
5.Se o problema persistir, não germinar mais esta semente nesta época do ano;
Caso haja maiores dúvidas, envie-nos um e-mail comentando sobre a semente para ajudarmos a descobrir o que pode estar acontecendo.
Posso guardar na geladeira?
Comida ecológica trabalha com 5 pilares:
Cru – Integral – Fresco – Orgânico – Maduro
Geladeira torna os alimentos velhos. Usar somente em último caso.
O que preciso para Germinar usando o prato?
Material: Prato – Copo – Sementes:
Apenas sementes grandes tipo, soja, castanhas, castanho do pará, lentilha, feijao mugi ou azuqui, etc…
Modo de preparo:
1- Colocar de molho a semente a ser germinada
2- Passadas 8 horas escorrer toda a água, usando os dedos como peneira.
3- Colocar as sementes em um prato e cobrir com outro prato, de preferência dois de mesmo tamanho. Ex: Pratos lisos nas bordas e sem relevos. Pratos de sopa são ideais.
4- Depois de um dia e meio as sementes estarão prontas para consumo.
Atenção:
Lavar as sementes somente no momento de serem consumidas. Este sistema permite uma humidade perfeita para o crescimento contínuo e acelerado pois utiliza o próprio calor exalado pelas sementes para aquecer o sistema.
Dicas:
Pode também colcocar uma folha de papel toalha no fundo e depois as sementes por cima, no caso das sementes forem muito pequenas, como alfafa.
Este sistema é o ideal para alfafa, desde que seja colocado um pano em baixo das sementes, dentro do prato.
Sistema Peneira
Coloque a semente de molho (olhe a tabela de tempo de germinação)
Quando for tirar na água, despege em cima de uma peneira destas de leite ou maiores de acordo com a quantidade de sementes.
Sementes que devem seguir estes processo:
Linhaça e trigo sarraceno pois produzem uma líquido espesso que impossibilita de utilizar os processos anteriores.
Problemas que podem ocorrer:
1)Deixar tempo demais na água
Como saber se isto aconteceu? Se tem bolhas na superfície da água.
Como solucionar?
Somente provando, esperimente a semente 8horas depois, se tem gosto ruim e cheiro ruim é porque morreu. Porém antes de provar, lave pois o líquido que fica em volta das sementes pode te enganar.
Esquecer de lavar as sementes depois de 4 horas que tirou da água
Como saber se isto aconteceu?
Se é um asementes que vai ter rabinho, você irá notar que os rabinhos ficaram amarelados com cara de podre.
Como solucionar?
Somente provando, esperimente a semente, se tem gosto ruim e cheiro ruim é porque morreu. Cuidado, pois se você mora em um clima seco esta sementes pode ter secado muito e não ter gosto forte, porém pode estar cheia de bactérias. Em caso de dúvida não coma, mesmo que não tenha um gosto muito forte.
Quanto tempo eu deveria deixar germinando?
Confira a tabela abaixo:
Estas informações será aplicadas para uma temperatura de 25ºC e a uma humadade relativa do ar entre 50% a 60% um dia de primavera.
Atenção: O clima irá alterar somente o tempo fora água.
-Para as cidade muito abafadas ou em dias de verão em cidade litorâneas, o tempo fora do ar cai pela metade.
-Para casas com aquecimento em lugares muito frio o tempo fora dágua deve ser reduzidos em 1/3. Ou seja ao invés de 6 horas 4horas por exemplo.
-Para cidades frias dobrar o tempo de fora água deve ser aumentado.
Quando vou saber a hora de comer?
Algumas dicas visuais que podem ajudar
Lentilha (passou da hora de consumir)
Quando começa a aparecer manchas marrons siginifica que já passou, estes marcas significam, bactérias. Não é isso que você quer colocar no seu corpo é? Tudo bem que temos 100.000.000.000 delas, mas são específicas, invasoras fazem com que nosso corpo gaste muita energia para se defender do ataque. Quando há formação de bactérias nos brotos, se torna um problema difícil de solucionar pois elas estão dentro do corpo do boto, ou seja, lavar não adianta, por isto devemos estar bastante atentos as este detalhe no processo de germinação.
Feijão ou soja (tamanho perfeito para consumo)
O feijão verde não é muito digestivo, então não como muito.
Trigo (passou da hora)
Uma regra geral que pode ajudar muito é que quando aparece as folhinhas já não serve mais, ou melhor, o risco que já passou é grande. Com excessão da alfafa.
Hemp, canhamo ou maconha.
Sim eu sei, parece estranho, mas o fato que de tão amada esta semente sofreu tantos estudos que descobriram que tem todos os òleos que nosso cérebro precisa, estudo nutricionais dizem que o leite feito desta semente é quase comparado com o leite materno.
O peixe é altamente impactante ao sistema de digestão humano. A desculpa de comer peixe é que tem omega três e ômega seis e nove é pura mentira de uma industria milionária. A linhaça tem mais e em melhor qualidade. A semente de hemp, tem todos os óleos essênciais que nosso cêrebro precisa. Outra mentira em relação aos peixes é que eles óleos são altamente voláteis ou seja, peixe congelado, frito, assado, não tem quase mais nenhum destes óleos.
Como usar
Quando suas sementes estiverem prontas pode usá-las junto com saladas, arroz, maionese, leite de sementes e principalmente nos sucos, num post passado falei sobre sucoterapia e disse que os germinados eram parte importantíssima das receitas, eis aqui o porquê.
Existem centenas de receitas em que podem ser utilizadas as sementes germinadas, que além de gostosas saciam a fome, e nutrem o corpo com muita facilidade, ideal para quem precisa turbinar o sistema imunológico. Uma delas é o cuscuz de sementes, ele é feito de sementes germinadas de amêndoas e girassol, fica uma delícia!
Algumas dicas
- Primeiramente, não desita. Se não conseguir germinar da primeira vez tente de novo, até pegar o jeito. Como eu expliquei acima, estou começando pelas sementes de girassol, que é o principal ingrediente do suco de luz do sol (já ouviu falar? vou apresentar nos próximos posts), e já consegui ‘pegar o jeito’, mas foram várias sementes jogadas fora. As pepitas são mais rápidas e mais fáceis de fazer germinar. Comece por elas!
- Se for germinar a semente de linhaça, não se assute: ela via uma gosma mesmo, e para usá-la não é preciso enxaguar. Atente para consumir no máximo duas colheres de sopa dessa semente por dia.
- É muito fácil mofar as sementes, por isso não enxágue muitas vezes no dia e deixe-as em um lugar com luz solar, porém não diretamente ao sol.
- As castanhas e nozes não brotam, e precisam apenas ser deixadas de molho, assim como a linhaça, que fica de molho apenas quatro horas. As castanhas variam entre quatro e seis horas, dependendo do tipo.
- Dependendo da semente, da época do ano, e do lugar onde forem compradas elas podem demorar mais ou menos tempo para germinar.
Fontes: http://www.alimentacao-saudavel.com/ | http://comidaecologica.com.br/