Páginas

sábado, 24 de março de 2012

COMO REFORÇAR SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

No combate à Doenças, o melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico, ficando assim menos suscetível à entrada  de vírus . Essas recomendações para reforço do sistema imunológico também podem prevenir uma série de outras doenças, assim como qualquer outro tipo de gripe.
gripe-suina
O reforço do seu sistema imunológico pode se dar através de uma alimentação correta e saudável. Ao reforçar sua imunidade você está ajudando as células brancas do sangue (Neutrófilos) e os linfócitos (Células T), as células B e as células chamadas de "matadoras naturais". As Células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, comovírusbactérias e células de tumores. As Células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas interferon e interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

O Sistema Imunológico

sistema imunológico tem a função de reconhecer e destruir os agentes causadores de doenças e tudo o que for estranho ao corpo. Contém milhões de células altamente especializadas na corrente sangüínea além de tecidos e órgãos desenhados para este propósito. Quando o corpo é invadido por substâncias estranhas como vírus e bactérias, as células imunológicas respondem atacando e destruindo este material estranho ou tornando-o inofensivo. Quando parte do sistema imunológico está danificado, o corpo não se pode defender e as doenças e as alergias podem se instalam.
O sistema imunológico funciona desenvolvendo antígenos que se especializam em atacar as substâncias estranhas. O nosso corpo consegue detectar milhões destas substâncias e produzir os antígenos adequados para controlá-las. O sistema imunológico pode "lembrar" da produção destes antígenos e produzí-los de forma rápida se necessário outra vez, sob novo ataque ou ocorrência. A produção de antígenos para uma possível proteção é o principio de funcionamento de uma vacina.
O complexo sistema de defesa do corpo humano é composto de células variadas e especiais produzidas na medula óssea, estas células imunológicas são chamadas de leucócitos ou células brancas e incluem os macrófagos, eosinófilos, células NK (natural killer, em português "matadoras naturais"), células plasmáticas e linfócitos T e B. Estas células podem mandar mensagens para outras que se encarregam de produzir antígenos para o combate às substâncias estranhas.
sistema-imunologico leucocito ataca bacteria
Veja o como é formado o sistema imunológico do ser humano. À direita, leucócitos atacam uma bactéria
Idade, predisposição genética, estilo de vida, dietas, uso de drogas, remédios e estresse podem comprometer o sistema imunológico e aumentar a chance de doenças e alergias. Mais de 10% da população mundial tem tendência genética a desenvolver alergias e doenças causadas por queda de resistência e grande parte desta população é de crianças.
É bem conhecido o fato de que o sistema imunológico é sensível a produtos químicos como remédios, vitaminas, antibióticos, agentes anti fúngicos, hormônios, difenil-hidantoina, lítio e outros, e que o abuso de drogas incluindo álcool e cocaína são imuno tóxicos. A exposição além de afetar o sistema imunológico, causa hiper sensitividade, alergia e danos a órgãos e tecidos levando a uma situação auto imunológica onde as células do sistema de proteção se atacam a si mesmas.
Por isso levar uma vida mais regrada, tentar reduzir o estresse e fazer uma alimentação saudável contribui para que o seu sistema imunológico funcione melhor, ficando mais ativo para destruir o temido vírus Influenza A H1N1, popularmente chamado de Gripe Suína. Além disso, você estará protegido também contra uma série de outras doenças e problemas de saúde.

Confira que alimentos são importantes para estimular a ação do sistema imunológico e potencializar seu funcionamento.

  • Mantenha suas vias aéreas úmidas, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos. Para isso, tome pelo menos 2 litros de água por dia. De preferência, evite tomar gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
  • Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite. O leite produz muco, dificultando a cura.
  • Use e abuse do iogurte natural, um excelente aliado do sistema imunológico.
  • Use bastante cebola na sua alimentação. O alho também é excelente para o sistema imunológico.
  • Coloque na sua alimantação alimentos ricos em caroteno: cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve.
  • Utilize também alimentos ricos em zinco: fígado de boi e semente de abóbora são bons exemplos.
  • Se for possível, ingira regularmente frutas e legumes.
  • Outros alimentos recomendados são: salmão, bacalhau e sardinha, os três excelentes para o seu sistema imunológico. O cogumelo shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que ajuda a destruir o vírus da gripe.
  • Se puder, evite alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas e derivados. Evite óleo de milho, de girassol ou de soja, pois são óleos vegetais poli-insatuados (deprimem o sistema imunológico).

Não se esqueça de seguir as recomendações do Ministério da Saúde

  • Cubra seu nariz e boca com um lenço descartável quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
  • Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
  • Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham desse modo.
  • Use fio dental para limpar os dentes antes da escovação.
  • Evite contato próximo com pessoas doentes.
  • Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros para evitar infectá-los.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário