
É uma planta, mas o produto final que compramos e consumimos é a sua semente.
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL
Possui minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo, além de vitaminas do complexo B. Tem alto teor de fibras e gorduras monoinsaturadas (gorduras boas).
BENEFÍCIOS
1 – Combate a prisão de ventre - Umedece e lubrifica o intestino.
2 – Auxilia no tratamento da hemorroidas - A casca da semente possui componentes que ativam a circulação sanguínea na parede intestinal.
3 – Ossos saudáveis - Seus minerais, em especial o cálcio, fortalecem nossos ossos.
4 – Controla a obesidade - Quem possui habito de consumir o gergelim regularmente irá controlar a velocidade de armazenamento de gorduras no corpo, controlando assim a obesidade.
Foto: Divulgação5 – Aliado contra o diabetes - Seu alto teor de fibras irá auxiliar nosso organismo no controle de transporte do açúcar que ingerimos.
6 – Colesterol - As fibras presentes no gergelim possuem a função de controlar o colesterol que regulamente ingerimos.
7 – Digestão - Possui um importante papel no correto funcionamento do intestino, contribuindo da mesma forma para a correta digestão.
8 – Saciedade - Quando seu consumo for associado com outras fontes de carboidrato, ele atuará regulando a velocidade de absorção desses alimentos, de modo a nos sentirmos saciados por um período maior de tempo.
VARIAÇÕES
O gergelim pode ser encontrado nas variações branco, preto e marrom. Os mais comuns são o branco e o preto. As variedades possuem praticamente o mesmo perfil nutricional. O preto contém maior teor de antioxidantes e ferro.
COMO CONSUMIR
Sua melhor forma de consumo é na forma natural, ou seja, crua e com casca.
Foto: Divulgação
CONTRIBUI PARA A PERDA DE PESO
Ajuda no emagrecimento porque seu alto teor de fibras aumenta a saciedade, por suavizar a velocidade de absorção dos carboidratos simples. Em razão disso, é comum encontrarmos, por exemplo, sementes de gergelim em pães e biscoitos.
CALÓRICO
Uma colher de sopa tem cerca de 84kcal. Mas isso não deve ser impedimento para o consumo, pois é uma rica fonte de minerais, além de auxiliar no controle dos perfis de colesterol sanguíneo.
QUANTIDADE ADEQUADA
Varia de pessoa a pessoa, no entanto, podemos utilizar como média diária o consumo de 10 a 30g da semente.
TRÊS DICAS DA NUTRICIONISTA
1 - Podemos inseri-lo em nossas receitas diárias, sobre feijão, arroz, massa, pães, saladas.
2 - Para quem não está habituado a consumir sementes, busque nas gôndolas do mercado pães e biscoitos que possuem a semente na sua forma integral. É uma boa forma para iniciar seu consumo.
3 - Pessoas com colesterol elevado, podem se valer dos benefícios do gergelim, mas seu consumo deverá ser diário, por pelo menos 1 mês.
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/10/23/confira-os-oito-beneficios-do-gergelim-que-ajuda-a-emagrecer/
Nenhum comentário:
Postar um comentário