Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

Como os alimentos refinados afetam sua saúde física, mental e espiritual

Sempre ouvi que devemos dar preferência ao uso dos grãos integrais na dieta, em vez dos refinados, e em minha mente sempre considerei que isto era importante para a nossa saúde física, mas nunca tinha parado para refletir tanto nos efeitos dos grãos refinados na nossa espiritualidade até recentemente quando li o seguinte relato sobre o uso de farinha integral vs. farinha branca. Veja que interessante este estudo realizado com galinhas para determinar os efeitos do refinamento na saúde física e emocional.“Três grupos de galinhas receberam as seguintes dietas: 1) 100% farinha de trigo integral, 2) farinha de trigo branca enriquecida, 3) farinha branca não enriquecida. O efeito da redução nas vitaminas B fez com que o terceiro grupo de galinhas morresse em cinco dias. Aquelas que se alimentaram de trigo integral e trigo enriquecido criaram penas e ganharam peso normalmente, com uma pequena diferença em favor do primeiro grupo durante os primeiros cinco dias. Apesar das galinhas em ambos os grupos alcançarem o mesmo peso, criarem penas na mesma época, as galinhas alimentadas com farinha branca enriquecida produziram um som agudo e rápido. Elas eram desordenadas na gaiola, pisando na água e depois na farinha, formando “botas” de farinha em seus pés. Essas galinhas eram hipersensíveis e nervosas, frequentemente bicando as outras, e juntando-se agitadas no canto da gaiola, caso algum pequeno barulho as assustasse.
Podemos concluir então que gordura, condição da pele, cabelo ou penas não são os únicos critérios a serem usados para determinar a adequação de uma dieta. Alegria, auto-controle, ordem, eficiência mental e produtividade são fatores que também contam nesta determinação.” (Fonte: The Effect of B-Vitamin on the Nerves, Agatha Thrash.)
Os efeitos dos grãos refinados em nossa saúde vão muito além das implicações físicas no corpo, têm implicações espirituais também. Satanás sabe disso, pois foi ele que planejou o processo de refinamento. Veja a seguinte citação:
 “Satanás reuniu os anjos caídos a fim de inventar algum meio de fazer o máximo de mal possível à família humana. Foi apresentada proposta sobre proposta, até que finalmente Satanás mesmo imaginou um plano. Ele tomaria o fruto da vide, também o trigo e outras coisas dadas por Deus como alimento, e convertê-los-ia em venenos que arruinariam as faculdades físicas, mentais e morais do homem, dominariam de tal maneira os sentidos, que Satanás teria sobre eles inteiro controle.” Temperança, p. 12.
Quais são os efeitos do refinamento para a saúde humana?
Algumas doenças associadas à falta de fibra são: Constipação, Doença Diverticular, Hemorróidas, Apendicite, Diabetes, Veia Varicosa, Câncer de Cólon, Pólipo Intestinal, Obesidade, Doença Cardíacas, Esclerose Arterial, Doença da Vesícula Biliar.
Por que a farinha branca contribui para essas doenças?
Nos EUA muitas farinhas estão sendo branqueadas com cloro gasoso. A Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) define cloro gasoso como um agente de branqueamento, envelhecimento e oxidação da farinha de trigo. É fortemente irritante, perigoso para se inalar e letal. Outros agentes que também são usados incluem óxido de nitrogênio, nitrosil, e peróxido de benzoíla misturado com vários sais químicos. (Fonte:http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/03/26/The-Little-Known-Secrets-about-Bleached-Flour.aspx)
Se você ou alguém que você conhece sofre com algumas dessas doenças evite ao máximo comer alimentos com grãos refinados como pão branco, macarrão comum e arroz branco. Além de mais saúde física vocês terão muito mais saúde espiritual também!
Eu sei que não é fácil, pois em nosso lar lutamos nessa questão por muitos anos, mas Deus nos dá força para vencer. Ele nos ama demais para nos deixar sofrendo sozinhos!
“Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar”. (1Co 10.13)

Por Rute Bazan – Pequeno Éden
- See more at: http://www.tudoparavegetarianos.com.br/materias/alimentacao/como-os-alimentos-refinados-afetam-sua-saude-fisica-mental-e-espiritual/#sthash.vSvdO5Zo.dpuf
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Os perigos do consumo de manteiga e margarina


Muitas pessoas trocam a manteiga, de origem animal, pela margarina. Buscam uma alternativa vegetal mais saudável. Mas, será que isso é verdade? Qual a composição dos dois produtos e quais as consequências desse consumo para a saúde?
MANTEIGA
Composição: creme pasteurizado obtido a partir do leite da vaca, cloreto de sódio, fermentos lácteos selecionados.
A manteiga é um produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras saturadas e colesterol, que são altamente prejudiciais à saúde. Quando consumida, aumenta os níveis de colesterol, o risco de obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.
MARGARINA
Composição química: gorduras vegetais hidrogenadas, sebo animal, ácido sulfúrico, leite de vaca, soda cáustica, ácido benzoico, ácido butil hidroxitolueno (explosivo), galato propila, corante artificial (CI, CII, etc.), aromatizantes artificiais (PI, PIV), antioxidantes artificiais (AV, AVI e AVIII), estabilizantes artificiais, vitamina “A” sintética ou acetato de vitamina A2,20.COC Co).
A margarina contém componentes altamente nocivos à saúde, como óleos vegetais saturados e sebo bovino. Também recebe átomos de hidrogênio na sua industrialização e os fabricantes ainda usam quinze diferentes produtos químicos.
Um desses produtos é explosivo – ácido butil hidroxitolueno – que quebra as estruturas de sebo de boi e conserva a mistura.
Dificilmente você verá uma margarina apodrecida nas prateleiras dos supermercados, isso acontece porque as substâncias químicas não permitem que a deterioração aconteça, imagine o que essas substâncias causam no organismo  humano.
Muitas margarinas contêm gorduras vegetais hidrogenadas. Esse tipo de gordura foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada. Como não existe gordura no mundo vegetal – somente óleos – foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida.
Os cientistas relacionaram o consumo dessa gordura vegetal a doenças metabólicas, como o aumento da cintura abdominal, diabetes tipo 2, alterações dos lipídeos sanguíneos, hipertensão arterial e esteatose hepática (fígado gorduroso).
Outro fator preocupante é que a margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres quando consumida na mesma quantidade que a manteiga, segundo pesquisas. O consumo desse produto também propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos.
A dica para você que gosta muito de ter opções para passar no pão, é ter alternativas saudáveis. Troque a manteiga e a margarina por uma deliciosa maionese de soja, patês de tofu ou geleias com frutas secas. Todas essas alternativas são saudáveis e totalmente naturais.
Aprenda diversas receitas pelo nosso E-book de Receitas Vegetarianas. É gratuito! Clique aqui e saiba como.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você sabia que a gelatina é feita de pele de suíno?


O Brasil produz anualmente cerca de 6 mil toneladas de gelatina a partir da pele do suíno. Mais do que um produto, a gelatina é um ingrediente muito utilizado pela indústria alimentícia em iogurtes, balas e produtos dietéticos.
A indústria farmacêutica utiliza a gelatina suína para a produção de cápsulas de remédios e de produtos cosméticos. “Além da própria gelatina, a pele suína é destinada para a produção de pururuca e emulsões para embutidos como mortadelas, salsichas, patês e lingüiças”, explica. “A história da gelatina remonta séculos, sendo produzida a partir de couro bovino e suíno”. Segundo Reimann, o principal destino da gelatina suína produzida pela empresa é para a confecção de cápsulas e de gomas tipo confeito.
A exploração do couro suíno pela indústria no Brasil ainda é muito baixa. Apenas 0,2% do total de animais abatidos tem a pele destinada para o curtimento. “Não existe um cuidado diferenciado nas granjas de suínos para a extração da pele no animal. Os cuidados da suinocultura moderna visam o suíno como um todo”, diz Rei-mann. “Além disso, existe um outro fator determinante para o uso da pele suína na industrialização de gelatina alimentícia que é o teor de gordura presente no couro do animal, cujo limite é de 10%”.
Da pele bruta para a gelatina, a matéria-prima passa por várias etapas de industrialização. “É uma série de operações unitárias que vão desde a hidrólise do colágeno, a purificação da matéria-prima, concentração e secagem”, comenta o presidente. Paulo Reimann explica que para a produção de gelatina suína, a pele do animal sofre um pré-tratamento ácido por três dias antes de ir para a etapa de extração, onde recebe água quente e passa por um processo de extração de múltiplos estágios.
Nota do Portal: Ao consumir gelatinas coloridas e açucaradas, não imaginamos sua origem e os processos químicos por onde a matéria prima é processada. Reflita sobre o consumo desses alimentos totalmente impróprios para o corpo humano. Uma ótima alternativa é consumir ágar-ágar, uma gelatina vegetal feita a partir de algas marinhas. É possível compra-la em pó em lojas de produtos naturais e japoneses.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aprenda a fazer glúten

Ingredientes:
· 1 kg de farinha de trigo;
· 3 xícaras de água (o suficiente para formar uma massa firme, mais dura do que para pão);
· 4 xícaras de água (água de legumes, de preferência);
· 3 colheres de sopa de óleo;
· 2 xícaras de cebola picadinha;
·1/2 xícara de tomates picados;
· 2 dentes de alho amassados;
· 1/2 xícara de molho japonês shoyu;
· Salsa picada, 1 folha de louro;

                                                Modo de preparar:
1. Misture 1 kg de farinha de trigo com 3 xícaras de água
2. Amasse como se fosse para fazer pão, pelo menos durante 10 minutos, até ficar uma bola firme
3.Cubra - a com água fria (numa tigela grande)
4.Deixe de molho pelo menos 1 hora, mas seria preferível durante a noite toda
5.Lave então a massa, para retirar todo o amido, amassando - a com as mãos, dentro da água e mudando de água continuamente até que está saia quase limpa
6. Conserve a massa sempre unida para não esfarelar
7.Coloque a massa em uma tábua a fim de escorrer toda a água, e dê a forma de um rolo, e corte em fatias de 1 centímetro
8.Cozinhe essas fatias durante 1 hora em panela comum, ou 20 minutos em panela de pressão no molho que deve ser feito com o restante dos ingredientes
9.Refogue a cebola e o alho no óleo
10. Acrescente os tomates, a folha de louro e a salsa
11. Misture os demais ingredientes e cozinhe neles as fatias de glúten
12. Depois de cozidas, conserve as fatias nesse molho até usá - las
13. Há outra maneira de cozinhar as fatias de glúten para que recebam um bom
14. tempero: em vez de cozinhá - las num molho de tomate, coloque - as no feijão já cozido e temperado, e com bastante caldo, e cozinhe na panela de pressão 1
a 20 minutos

Informações Adicionais
o        Obs. : as fatias de glúten, depois de cozidas, podem ser usadas de muitas maneiras, bife à milanesa, em guisados; ou moídas em assados, bolinhos, recheios, 
molhos etc.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Suflê de chuchu fácil



                 Ingredientes                   

                 4 chuchus pequenos
             4 ovos (claras e gemas separadas
             1 colher (sobremesa) de manteiga
             1 colher (chá) de fermento
             2 colheres (sopa) de farinha de trigo
             Cebola ralada a gosto
             Sal de alho, orégano e cheiro-verde a gosto 

                   Modo de preparo

.Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Unte e enfarinhe um refratário e reserve.

Descasque e corte o chuchu em pedaços e leve para cozinhar em água ou no vapor até ficar macio. Escorra, amasse com um garfo e esprema bem em um coador até sair toda a água.

Bata as claras em neve e reserve.
Misture o chuchu amassado com as gemas, a manteiga, o fermento, a farinha e os temperos. Por último, junte delicadamente as claras em neve.

Coloque o suflê no refratário e leve para assar no forno preaquecido até dourar. Sirva a seguir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESFIHA VEGETARIANA


esfiha

INGREDIENTES:
- 1/2 kg. de farinha de trigo integral
- 6 colheres de sopa de fermento natural (pode substituir por 1 tablete de fermento biológico)
- 3 colheres de óleo
- 1 colher de chá de sal
- 3/4 xícara de água morna
Recheio
Você tem várias opções para o recheio, podendo refogar:
- Carne de soja com cebola, sal e salsinha;
- Trigo para kibe com cebola, sal e cheiro verde;
- Abóbora com cebolas, shoyu.
- Entre outros.
MODO DE PREPARO:
- Desmanchar o fermento misturando com um pouco de farinha de trigo e a água morna.
- Deixar levedar por 15 minutos.
- Numa vasilha, colocar o restante dos ingredientes e misturar.
- Quando o fermento estiver levedado, misturar à massa e sovar.
- Deixar repousar por 2 horas.
- Fazer bolinhas com a massa.
- Abrir cada bolinha, rechear e fechar em formato de triângulo.
- Assar em forno quente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Consumir carne vermelha todo dia aumenta risco de morte, diz estudo


consumirCarneVermelha
Uma pesquisa norte-americana afirma que comer uma porção diária de carne vermelha processada (como salsichas e bacon) pode aumentar o risco de morte prematura em até 20%, enquanto que ingerir carne sem processamento elevaria em 13% este risco.
As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (12), em estudo realizado por especialistas da Universidade Harvard, que contou com dados de mais de 120 mil pessoas dos Estados Unidos.
O estudo oferece evidências de que comer carne vermelha aumenta o risco de enfermidades cardíacas e câncer. Além disso, sugere que substituí-la por peixe e carne de aves poderia reduzir o risco de mortalidade.
Foram analisadas informações de 37.698 homens e 83.644 mulheres durante 22 anos e 28 anos, respectivamente. Os participantes foram entrevistados sobre seus hábitos alimentares a cada quatro anos.

Cardápio Mais Saudável

Aqueles que comiam uma porção diária de carne vermelha sem processamento (carne comum) registraram um risco 13% maior do que aqueles que não comiam com tanta frequência este alimento. E se a carne vermelha era processada, o risco aumentava em 20%. No entanto, substituir a carne vermelha por nozes provou que o risco de mortalidade cairia em 19%, enquanto que o consumo de grãos inteiros e aves diminuíram o risco em 14%. Já o consumo de peixes fez cair o risco em 7%.

Mortes Que Poderiam Ser Evitadas

Os autores disseram quem entre 7% e 9% das mortes que ocorreram durante o estudo “poderiam ser evitadas se todos os participantes consumissem menos 0,5 porção diária de carne vermelha.
A carne vermelha processada contém ingredientes como a gordura saturada, sódio, nitratos e outras substâncias cancerígenas que estão ligadas a muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer.
“Mais de 75% dos US$ 2,6 bilhões gastos anualmente com saúde nos Estados Unidos são por motivos de doença crônica”, disse Dean Ornish, médico e nutricionista da Universidade da Califórnia, em San Francisco. “Consumir menos carne vermelha pode ajudar a reduzir a mortalidade devido a essas doenças e reduzindo, assim, os custos com saúde”, complementa.
~ Esta notícia foi publicada em 12/03/2012 no site de notícias G1 da Rede Globo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Kibe sem carne


kibe
INGREDIENTES:
  • 2 xícaras de triguilho, deixado de molho e bem escorrido
  • 1 lata de carne vegetal
  • 2 cebolas picadinhas
  • dentes de alho
  • 1 xícara de hortelã picada
  • 5 colheres de azeite de oliva
  • colheres de sopa de cheiro verde
  • 1/2 xícara de farinha de trigo branca
MODO DE PREPARO:
1) Misture bem todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo que deve ser acrescentada aos poucos no final até dar liga à mistura.
2) Forme os kibes no tamanho que desejar.
3) Coloque em uma assadeira untada com óleo.
4) Cubra a assadeira com papel alumínio e asse em forno moderado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 alimentos e remédios caseiros que poderão salvar a sua vida


Amendoas
O que é de fato ter uma vida saudável? Como posso avaliar com precisão a minha própria qualidade de vida? Estas são algumas das perguntas que um número crescente de pessoas estão se perguntando ao testemunharem o aumento dos problemas de saúde no país, na forma de alergias, doenças auto-imune, problemas neurológicos, transtornos de desenvolvimento, e doenças crônicas. Mas as respostas para estas importante perguntas devem ser experimentadas para serem totalmente compreendidas, e a única maneira de experimentá-las é realmente vivê-las.
Aqui estão sete especiarias, alimentos e remédios caseiros que podem não só te ajudar a experimentar uma renovação de saúde dramática e perceptível, mas que podem também acabar salvando a sua vida no futuro:
1) CÚRCUMA (Açafrão). Este membro extraordinário da família do gengibre tem sido apelidado de “rei de todas as especiarias” por uma boa razão. O açafrão traz benefícios para a saúde a curto e longo prazo, o que o tornam um “superalimento” da mais alta ordem, oferecendo suporte para a saúde dos ossos, pele, articulações, sistema digestivo, imunológico, circulatório e neurológico. Rico em curcuminóides, que ajuda a combater doenças, a cúrcuma é praticamente inigualável em relação a prover alívio imediato e perpétuo para uma variedade de doenças. Já foi verificado inclusive que a Cúrcuma ajudar a prevenir e tratar o câncer, que é atualmente uma das principais causas de morte.
“Uma extensa pesquisa nas últimos cinco décadas indicou que a curcumina (o ingrediente ativo do açafrão) reduz os níveis de colesterol no sangue, previne a oxidação de lipoproteína de baixa densidade, inibe a agregação plaquetária, suprime trombose e infarto do miocárdio, suprime os sintomas associados à diabetes tipo II, artrite reumatóide, esclerose múltipla e doença de Alzheimer; inibe a replicação do HIV, suprime a formação de tumores, melhora a cicatrização de feridas, protege contra a lesão do fígado, aumenta a secreção biliar, protege contra a formação de cataratas, e protege contra a toxicidade pulmonar e fibrose”, explica uma análise global da benefícios de açafrão.
Você encontra cúrcuma e açafrão da terra (e pode comprar online) no Armazém dos Temperos.
2)LUZ SOLAR NATURAL (vitamina D). Não há praticamente nenhum outro nutriente mais adequado, ou facilmente obtido, para garantir uma boa saúde do que vitamina D. Uma ampla pesquisa demonstrou que a vitamina D, que é produzida naturalmente no corpo, como resposta a exposição a luz solar e a radiação ultravioleta B (UVB), é importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, desordens endócrinas, infecções, insuficiência dos órgãos, problemas de saúde mental, doenças neurológicas e doenças de pele.
3) AMÊNDOAS. Com um excelente valor nutricional, as amêndoas são uma potência de nutrição podendo fornecer alívio imediato e duradouro da dor e de outras condições. Sendo uma rica fonte de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina E e ferro, as amêndoas ajudam a regular os níveis de colesterol, pressão arterial e promover uma perda de peso saudável. Comer um punhado de amêndoas cruas todos os dias pode não só ajudar a evitar problemas de saúde a longo prazo, como doença cardíaca, mas também proporcionar alívio imediato para desconforto digestivo, inflamação e até mesmo dores de cabeça.
4) CAMU CAMU. Encontrado em algumas regiões do Brasil, o camu camu é um alimento fenomenal, e talvez seja um dos frutos mais ricos em nutrientes que existe. Com cerca de 50 vezes mais vitamina C do que a laranja, o camu camu fornece proteção sólida para o sistema nervoso central, que é responsável por regular a função do cérebro, olhos, pulmões, músculos e coração. Comer regularmente o camu camu pode também ajudar a evitar o desenvolvimento de demência e proteger o organismo contra infecções bacterianas e virais.
5) ÁGUA PURA. Porque o seu corpo está sendo constantemente bombardeado com produtos químicos tóxicos, tanto de fontes ambientais como de alimentos, água pura e limpa é essencial para a manutenção de um ecossistema saudável interno. Muitos problemas comuns de saúde são agravados e até mesmo causados por desidratação, e, potencialmente, milhões de pessoas desnecessariamente tomam medicamentos devido à problemas resultantes da falta de água pura, livre de flúor. Portanto, beba mais água, e ajude você mesmo ter uma vida mais saudável e livre de doenças.
6) VEGETAIS CRUCÍFEROS. Brócolis, couve-flor, rabanete, couve de bruxelas, couve e vários outros alimentos da família dos vegetais crucíferos, são alimentos ricos em enxofre, que ajuda a combater a inflamação sistêmica, que é a principal causa de doenças crônicas atualmente. O consumo regular de vegetais crucíferos, que também contém altos níveis de um nutriente anticancerígeno conhecido como sulforafano, pode ajudar a desintoxicar o seu trato gastrointestinal e promover o crescimento e reparação dos tecidos corporais.
7) ALHO. Os benefícios à saúde trazidos pelo alho são numerosos, razão pela qual esta erva tão comum é considerada uma das mais benéficas para a promoção da saúde e do bem-estar. Rico em um composto medicinal conhecido como alicina, o alho tem o potencial de revolucionar a sua saúde, já que pode ajudar a prevenir gripes e resfriados, atua como anti-inflamatório, pode reduzir o risco de câncer, entre muitos outros benefícios. Alho fresco é especialmente benéfico o para bem-estar, uma vez que contém os mais altos níveis de alicina terapêutica.
Você encontra alho granuladoalho em pó e alho frito (e pode comprar online) no Armazém dos Temperos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 Alimentos Não Saudáveis e Causadores de Câncer – não os coma mais!


Pipoca de Microondas
A declaração “tudo provoca câncer” tornou-se uma frase popular que algumas pessoas usam para justificar a sua própria dieta e as falhas de estilo de vida, especialmente no que se refere ao risco de câncer. Mas a verdade é que muitos alimentos comuns têm, de fato, sido cientificamente demonstrados como alimentos que aumentam o risco de câncer, e alguns deles substancialmente.
Aqui estão 10 alimentos que estão entre os menos saudáveis e maiores causadores de câncer, e que você nunca deveria comer novamente:

1) Alimentos Geneticamente Modificados (OGM)

Estes alimentos não devem ter lugar em nenhuma dieta livre-de-câncer, especialmente agora que foi mostrado que ambos os OGM e os produtos químicos utilizados para cultivá-los causam um crescimento rápido dos tumores. Mas os Alimentos Geneticamente Modificados estão em toda parte, inclusive na maioria dos derivados alimentares feitos a partir do milho convencional, soja e canola. No entanto, você pode evitá-los comprando produtos certificados como orgânicos e alimentos produzidos localmente e naturalmente sem biotecnologia.
Nossa dica: que tal começar sua própria horta?

2) Carnes Processadas

A maioria dos produtos cárneos processados, incluindo carnes usadas em fast-food, bacon, salsichas e cachorros-quentes, contêm conservantes químicos que fazem com que pareçam frescos e atraentes, mas que também pode causar câncer. O nitrito de sódio e o nitrato de sódio têm sido associados a um aumento significativo do risco de câncer de cólon e outras formas de câncer, por isso a recomendação é que a carne seja eliminada de suas refeições. Caso você ainda insista em comer carne, certifique-se de escolher apenas carnes feitas sem nitratos, e de preferência a partir de animais alimentados com capim.

3) Pipoca de Microondas

Elas podem ser convenientes, mas os sacos de pipoca de microondas são revestidos com produtos químicos que estão ligados não só a infertilidade mas também ao câncer de fígado, testículo e pâncreas. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) reconhece o ácido perfluorooctanoico (PFOA), que são encontrados em forros de saco de pipoca de microondas, como possível item cancerígeno, e vários estudos independentes têm ligado este ácido com a causa de tumores. Do mesmo modo, o produto químico diacetil usado na própria pipoca está ligado a problemas nos pulmões e câncer.

4) Refrigerantes

Assim como carnes processadas, foi mostrado que refrigerantes podem causar câncer também. Cheios de açúcar, produtos químicos e corantes, refrigerantes acidificam o corpo, e literalmente alimentam as células do câncer. Produtos químicos comuns nos refrigerantes como a cor caramelo e seus derivados 4-metilimidazol (4-MI) também têm sido associados ao câncer.

5) Bebidas Diet

Pior do que o refrigerante açucarado convencional é o refrigerante Diet, além de várias outras bebidas e alimentos dietéticos. Uma revisão científica recente, realizado pela Autoridade de Segurança Alimentar Europeia (EFSA), com mais de 20 estudos diferentes, descobriu que o aspartame, um dos adoçantes artificiais mais comuns, provoca uma série de doenças, incluindo defeitos de nascença e câncer. A sucralose (splenda), sacarina e outros adoçantes artificiais, têm também sido associados ao câncer.

6) Farinhas “Brancas” Refinadas

Farinha refinada é um ingrediente comum em alimentos processados, mas o seu conteúdo de carboidratos em excesso é um sério motivo de preocupação. Um estudo publicado na revista “Cancer Epidemiology, Mile Markers, and Prevention” descobriu que o consumo regular de carboidratos refinados foi associado a um aumento de 220% no câncer de mama entre as mulheres. Os alimentos com altos índices glicêmicos em geral também têm demonstrado aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, que afeta diretamente o crescimento e disseminação de células cancerígenas.

7) Açúcares Refinados

O mesmo vale para os açúcares refinados, que tendem a elevar os níveis de insulina rapidamente e alimentar o crescimento das células do câncer. Adoçantes ricos em frutose, como o xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS), são particularmente ofensivos, pois foi mostrado que as células cancerígenas facilmente e rapidamente os metabolizam para que se proliferem. E uma vez que biscoitos, bolos, tortas, refrigerantes, sucos, molhos, cereais e muitos outros itens processados, principalmente os alimentos mais populares, são carregados de HFCS e outros açúcares refinados, isso ajuda a explicar por que as taxas de câncer estão em ascensão nos dias de hoje.

8) Maçãs, Uvas e Outras Frutas “Sujas” Convencionais

Muitas pessoas pensam que estão comendo algo saudável quando compram maçãs, uvas ou morangos na loja. Mas a menos que essas frutas sejam orgânicas ou certificadas como livre de pesticidas, elas podem aumentar o risco de câncer. O grupo “Environmental Working Group” (EWG) descobriu que até 98 por cento de todos os produtos convencionais, e, particularmente, os tipos provavelmente encontrados na sua lista de frutas, está contaminado com pesticidas cancerígenos.

9) Salmão de Viveiro

De acordo com Dr. David Carpenter, diretor do Instituto de Saúde e Meio Ambiente na Universidade de Albany, Salmão de viveiro é outro alimento de alto risco causador de câncer. De acordo com sua avaliação, o salmão de viveiro não só carece de vitamina D, mas muitas vezes é contaminado com substâncias químicas cancerígenas, PCBs (bifenilas policloradas), pesticidas e antibióticos.

10) Óleos Hidrogenados

Eles são comumente usados ​​para preservar os alimentos processados e fazer com que estes alimentos possam permanecer mais tempo nas prateleiras dos supermercados. Mas os óleos hidrogenados alteram a estrutura e flexibilidade das membranas celulares no corpo, o que pode levar a uma série de doenças debilitantes como o câncer. Alguns fabricantes estão parando de usar óleos hidrogenados e estão os substituindo por óleo de palma e de outras alternativas mais seguras, mas as gorduras trans ainda são amplamente utilizados em alimentos processados​​.
Portanto, decida hoje mesmo ter uma vida mais natural, simples e saudável!
Fontes para este artigo incluem:
http://www.organicconsumers.org/foodsafety/processedmeat050305.cfm
http://www.care2.com
http://www.naturalnews.com/021808_cancer_prevention.html
http://www.drweil.com/drw/u/QAA400701/Microwave-Popcorn-Threat.html
http://www.dailymail.co.uk
http://www.ewg.org/foodnews/list/
http://www.albany.edu/ihe/salmonstudy/pressrelease.html


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Luz Solar: uma aliada da sua saúde


luzsolarumaaliadadasaude
Até pouco tempo atrás, quando pensávamos em desfrutar um bom dia de sol na praia com família e amigos, logo vinha à mente todos os aparatos necessários: guarda-sol, brinquedos, uma bola e, para se proteger do sol, o tão usado hipoglós. Quem é que não tem nos bons e velhos álbuns de família aquela foto com o hipoglós no rosto? Mas as coisas mudaram e hoje em dia quando se pensa em ir à praia, a primeira coisa que nos vem à mente é: E o protetor solar? Fator 30, 50, 70, os bloqueadores solares aumentam cada vez mais, não só no FPS, mas também no preço. Mas de onde surgiu todo esse medo do sol?
As primeiras reportagens associando exposição ao sol e câncer de pele apareceram em publicações de dermatologistas, no fim do século 19. Já em meados da década de 30, o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos começou a alertar as pessoas sobre os perigos e riscos à saúde relacionados com o Sol. A partir daí, as pessoas passaram a evitar o sol do meio-dia, a cobrir a cabeça para evitar a exposição direta ao Sol e gradualmente passaram a diminuir o tempo de exposição solar, a fim de minimizar os riscos de queimaduras na pele. Nas décadas seguintes, os estudos sobre câncer de pele e exposição excessiva ao Sol se intensificaram. Cientistas começaram a alertar a população sobre a destruição da camada de ozônio e o consequente aumento da radiação UVB no planeta e também na incidência de câncer de pele. Por essa razão, a OMS (Organização Mundial de Saúde), junto com a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer e outros órgãos governamentais, estabeleceram o INTERSUN, a fim de discutir e adotar medidas e políticas de saúde para amenizar as doenças relacionadas com a exposição excessiva ao Sol.
Países como os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia passaram a adotar medidas para diminuir a exposição ao sol, como o Programa Slip, Slop, Slap, no qual as pessoas foram motivadas a usar bonés, protetor solar e camisetas mais fechadas. Nesse programa também foram realizadas campanhas para esclarecer sobre os riscos e como evitar a exposição excessiva ao Sol e prevenir o câncer de pele. A mídia então passou a divulgar com todo o furor novas marcas de protetores solares e as indústrias farmacêuticas e de cosméticos puderam aumentar as vendas de maneira avassaladora. Uma nova onda de cremes protetores passou a invadir as prateleiras dos mercados, e o velho hipoglós passou a ser substituído pelos bloqueadores solares. Criou-se dessa maneira certo receio de se expor ao Sol.
Aliado a isso, o estilo de vida moderno, com toda a tecnologia de refrigeração de ar e todo o entretenimento que computadores e televisores proporcionam, acabou fazendo com que as pessoas passassem mais tempo dentro de prédios e locais fechados, limitando a exposição à luz solar. Como consequência, mais de um bilhão de pessoas sofrem atualmente de deficiência de vitamina D, o que contribuiu para o surgimento de várias doenças (veja abaixo). Novas pesquisas têm demonstrado que os problemas de saúde relacionados com a falta de exposição Sol são muito piores que os relacionados ao excesso. Por exemplo, o Prof. Vieth, do Departamento de Nutrição da Universidade de Toronto, no Canadá, relata que ao nos aproximarmos da linha do Equador, onde o sol é mais forte, podemos observar duas ou três mortes a mais por câncer de pele para cada cem mil habitantes. Mas, ao mesmo tempo, você pode encontrar 30 ou 40 mortes a menos (para cada cem mil habitantes) causadas por outros tipos de câncer. Ou seja, os benefícios são maiores do que os riscos. Para ele, não parece uma boa ideia alertar todas as pessoas para ficar trancadas em casa só para evitar o câncer de pele. Os problemas de pele causados pelo excesso de exposição ao Sol são geralmente benignos e, quando malignos, na maioria das vezes, podem ser removidos sem maiores complicações.
Então, como o Sol pode contribuir para a nossa saúde?
Os benefícios que a luz solar proporciona estão relacionados principalmente com a produção de vitamina D, um tipo de vitamina essencial para nossa saúde, que:
  • Ajuda na absorção do cálcio, evitando doenças dos ossos (osteoporose, raquitismo).
  • Ajuda a abaixar o colesterol e a pressão arterial.
  • Auxilia na diminuição de dores articulares na artrite reumatóide (reumatismo).
  • Proteje contra câncer de mama, cólon e próstata, e até previne que estes, além de leucemia e linfoma, progridam, quando já instalados.
  • O Sol também contribui: na produção de melatonina, hormônio que proporciona melhor  qualidade do sono e que também ajuda na prevenção de doenças mentais como depressão e  outros transtornos do humor.
  • Atua como agente adstringente e no controle de infecções, como a tuberculose, por exemplo.
  • Melhora o sistema imunológico, nosso sistema de defesa, evitando assim tantas outras doenças.
  • Auxilia no tratamento da tensão pré-menstrual.
Se você não tem a pele muito sensível e não toma medicamentos que causam fotossensibilidade, procure tomar pelo menos 15-20 minutos de sol por dia, entre as 10h e as 15h, nos braços e pernas, sem uso de protetor solar. Ainda podemos potencializar os benefícios da luz solar se combinarmos a ela exercício físico e ar puro, mais dois remédios naturais que nosso Criador disponibilizou para desfrutarmos de uma vida saudável e plena.
Que tenhamos sabedoria para usufruir de maneira equilibrada tudo aquilo que a natureza tem a nos oferecer.
Dra. Daniela Kanno

Autor: Dra. Daniela Kanno

Médica formada pela UNESP, especialista em Medicina de Família e Comunidade pela USP. Fellowship em Medicina de Estilo de vida no Wildwood Lifestyle Center and Hospital (EUA) e pós-graduanda em Nutrição Funcional pelo UNASP.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 29 de setembro de 2013

12 Conselhos Para Evitar Um Infarto

12ConselhosInfarto
1) Não deixe de lado suas necessidades pessoais e as de sua família por trabalhar exageradamente. O afeto na família, convivência social para distrair, aliviam a sobrecarga sobre a circulação e o coração.

2) Tenha momentos de lazer descansando um dia por semana, conforme Deus indica em Sua Lei, os Dez Mandamentos, sobre o descanso no Sábado. Trabalho excessivo sem um desacanso semanal esgota o físico e a mente.

3) Vá para sua casa após o trabalho sem levar as preocupações do mesmo. Curta sua família.

4) Aprenda a dizer “não” para os pedidos que lhe chegam. Colocar limites é fundamental para não sobrecarregar-se e, assim, sobrecarregar seu físico.

5) Faça uma seleção criteriosa de que atividades participará ao invés de assumir ser membro de todas as comissões, dirigir todas as reuniões, atender todos os congressos, etc.

6) Levante cedo, faça uma caminhada ao ar livre perto da Natureza, tome um bom desjejum com sua família. Evite comer entre as refeições e tome um bom almoço com calma, e à noite só um lanche leve e duas horas antes de deitar. Nos intervalos das refeições só água pura.

7) Pratique exercícios físicos de preferência ao ar livre. Caminhadas diárias de 30 minutos junto à Natureza, ou pelo menos uma hora e três vezes por semana são suficientes. Você pode ter algum esporte como hobby, como pescar, passear de bicileta, nadar, mas evite esportes competitivos.

8) Suas férias anuais devem ser sagradas e de preferência por trinta dias. Não venda suas férias, e evite dividi-la pois não produzirá o descanso físico e mental suficiente para o retorno ao trabalho com energia.

9) Aprenda a pedir ajuda. Passe para outras pessoas o que elas podem fazer ou podem aprender a fazer. Não centralize tudo em suas mãos.

10) Se seu corpo mostrar sintomas de estresse, como dor física, má digestão, dor de cabeça, cansaço físico e mental, reavalie sua carga de trabalho e diminua um pouco, veja se não tem sobre seus ombros tarefas demais e delegue, corrija erros alimentares, pratique exercícios físicos, e evite lançar mão de remédios sintéticos imediatamente, deixando-os para emergências.

11) Procure dormir mais cedo. Em torno de 10 da noite é ideal. No quarto de dormir tenha silêncio, ventilação, sem televisão. Se tiver dificuldade para dormir (insônia) evite jantar tarde e pesado, elimine cafeína, tome banho morno perto da hora de dormir, faça uma caminhada se possível ao retornar do trabalho.

12) Tenha momentos de oração, meditação nas coisas espirituais, leia a Bíblia meditando no que ela está dizendo naquele texto e que se aplica à sua vida. Faça disto um hábito diário. A ciência já provou que as pessoas que fazem isto têm melhores resultados de recuperação da saúde e previnem doenças.

OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques cardíacos:
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo (direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ”ataque cardíaco” e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro. NÃO SE DEITE!!! Um cardiologista disse que, se cada pessoa que ler este artigo o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida! Portanto, se desejar, envie este artigo para um amigo!

Adaptado do texto do Dr Ernesto Artur – Cardiologista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...